Motivação

Saiba como manter o foco no trabalho em 8 lições

Por Redação Doutíssima 08/06/2015

Se você não sabe como manter o foco no trabalho, não está sozinho. Alguns estudos indicam que diversas pessoas têm dificuldades para se concentrar em uma única atividade por um longo período de tempo e que fazer algumas pausas é necessário para aumentar a produtividade.

Além dos intervalos, a melhor forma de manter o foco no trabalho, e não atrapalhar sua vida profissional, é aperfeiçoar alguns pontos da sua rotina.

como manter o foco

Redes sociais e e-mails podem prejudicar o foco e a produtividade no trabalho. Foto: iStock, Getty Images

 

Como manter o foco no trabalho: um problema

Segundo um estudo conduzido pela empresa harmon.ie, quase 50% dos trabalhadores americanos que trabalham em escritórios dizem que produzem por apenas 15 minutos, e depois distraem-se. Além disso, 53% deles dizem que desperdiçam uma hora diária ou mais em razão de interrupções. Portanto, você não está sozinho.

 

Os problemas de atenção atingem principalmente quem está na faixa dos 20 anos. As grandes vilãs que seduzem essas pessoas são a internet e as mensagens de texto, que tornam difícil a tarefa de concentrar-se em números e planilhas por horas seguidas.

Estima-se, ainda, que os homens têm mais dificuldades do que as mulheres para conseguirem manter o foco no trabalho, e são mais propensos a sofrerem problemas de atenção.

 

Quem experimentar algum sentimento forte – frustração ou angústia – também está mais propenso a distrair-se com facilidade. O córtex pré-frontal é a área do cérebro que regula o tempo de atenção e as nossas emoções, que por isso estão diretamente relacionadas.

 

Dicas para manter o foco no trabalho

Fazer o que você gosta e ter uma carga de trabalho razoável facilitam a tarefa de como manter o foco no trabalho. Há muitas dicas úteis, porém, capazes de ajudar todas as pessoas:

 

1. Identificar o problema

O que faz você perder o foco? Cansaço, fome ou as redes sociais? Descobrir o problema é o primeiro passo para tentar resolvê-lo.

 

2. Planeje com antecedência

Imagine seu dia de trabalho antes que ele aconteça.  Anote as coisas que precisa fazer ou quer realizar. Definir metas pode ajudar a mantê-lo focado e a cumprir as tarefas sem distrações.

 

3. Meditar

Sabe-se que a meditação melhora certas funções cerebrais ligadas à atenção.

 

4. Trabalhar off-line

O estudo realizado pela harmon.ie descobriu que quase 60% ​​das interrupções no trabalho vêm de e-mail, redes sociais e telefones celulares. Assim, para tarefas que não envolvam a internet, tente usar papel e caneta à moda antiga.

 

5. Fazer tarefas menores

O nosso cérebro funciona muito para processar quantidades incríveis de informação. Então, trabalhar em um grande projeto pode ser esmagador. Portanto, divida seus projetos em tarefas menores e mais fáceis de realizar.

 

6. Recompense-se

Um pouco de motivação ajuda a trabalhar com mais vigor. Pense, por exemplo, que quando terminar sua lista de tarefas, é possível ir para casa e assistir a um filme ou série favorita.

 

7. Use fones de ouvido

Muitas empresas usam a “regra de fone de ouvido”, segundo a qual ninguém está autorizado a falar com alguém que esteja usando o equipamento. É uma ótima maneira de mostrar que você está trabalhando em algo importante e não têm tempo para conversar.

 

8. Tente cafeína

Uma dica de como manter o foco é investir em cafés ou chás. Eles ajudam a ficar mais alerta e concentrado. A goma de mascar tem o mesmo efeito.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!