Ashtanga yoga é o tipo de atividade para quem procura se livrar da ansiedade e trabalhar o corpo e a mente em busca de mais qualidade de vida. A técnica mistura as posturas com a respiração, promovendo melhor desempenho do corpo e maior concentração da mente em busca de uma evolução espiritual.
Ashtanga yoga promove o equilíbrio
Diferente de outros tipos, a ashtanga é um método dinâmico de yoga aplicado de forma mais fluída. Dois aspectos são muito importantes nesse estilo: os asanas, que são as posturas, e o pranayama, que é a respiração.
Quem explica tudo isso é a professora autorizada de ashtanga vinyasana yoga, Laura Miguel, que é também terapeuta ayurvédica. Ela adiciona que ao controlar a respiração junto com os movimentos do corpo, a atividade promove o trabalho da mente e do espírito em busca de equilíbrio e tranquilidade.
A ashtanga yoga trabalha com o conceito de que são necessárias oito práticas para a purificação espiritual:
– Yama, os códigos morais
– Niyama, autopurificação e estudo
– Asana, que são as posturas
– Pranayama, o controle da respiração
– Pratyahara, o controle dos sentidos
– Dharana, concentração
– Dhyana, meditação
– Samadhi, contemplação
História e a prática da ashtanga yoga
Yoga é uma atividade com mais de mil e setecentos anos, desde o compilado de Yoga Sutras, ou o livro da sabedoria do yoga. Na década de 1920, foi estabelecida por Sri K.Pathabi Jois a técnica de ashtanga yoga como é difundida hoje.
“Pathabi Jois, avô do meu mestre, compilou séries que são fixas”, comenta a professora Laura. As sequências de posturas desempenhadas nesse tipo de yoga são pré-determinadas, e cada aluno tem seu próprio fluxo a seguir.
Sendo assim, as aulas da modalidade não são iguais para todos os alunos. Primeiro entoa-se o mantra de início. Em seguida, todos fazem juntos o Surya Namaskar, uma sequência do yoga conhecida como saudação ao sol.
Em seguida, cada aluno segue sua própria sequência. “Iniciantes começam com posturas elementares e, conforme a evolução, são agregadas outras na sequência”, comenta Laura. Ao final, mais um mantra é entoado por todos os presentes na atividade.
A professora menciona a liberação de toxinas, através do suor intenso, como um dos benefícios da modalidade de yoga. Além disso, a atividade melhora a concentração e a respiração, refletindo em um sono mais tranquilo e mente mais calma.
Prática da yoga deve ser guiada
Laura enfatiza que a yoga é uma atividade que faz a pessoa evoluir espiritualmente através do exercício do corpo, que é um veículo para o objetivo. “Os asanas (posturas) são uma desculpa para treinar a mente”, afirma. Sendo assim, a atividade vai além do exercício físico.
Para essa evolução, a professora explica que é preciso ter um mestre, alguém que guie a prática, e por isso ela não recomenda que se treine sozinho em casa.
“Assim como eu vou à Índia uma vez ao ano para ser orientada pelo meu mestre, prefiro que os alunos façam a prática em aula”, diz a professora. Por isso, Laura abre sua escola de domingo a sexta, com três horários para a prática por dia.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!