Com o final do mês de setembro, chega o início da primavera. A partir desta quarta-feira, começa o período em que as árvores e plantas florescem, a temperatura aumenta gradativamente e a luz do dia vai ficando mais presente.
A despedida da estação mais fria do ano também traz uma vontade maior de aproveitar o tempo fora de casa, apreciar a natureza, praticar esportes e curtir a vida na rua. Quem quer garantir saúde e um corpo em forma para o verão pode começar a intensificar as atividades que já pratica regularmente.
Os sedentários podem aproveitar os dias bonitos e o ânimo elevado para mexer o corpo. Caminhadas e pedaladas leves são ótimas opções de atividades para quem quer melhorar o condicionamento físico aos poucos sem riscos de lesões ou desconfortos causados pelo esforço excessivo.
Início da primavera e sensibilidade às alergias
O início da primavera é o ponto de partida para a polinização das plantas, distribuindo pólen no ar. Esse efeito causa reação em pessoas que têm sensibilidade a essas pequenas partículas.
Os problemas de saúde que surgem apenas na primavera são chamados de alergias sazonais. A mais comum é a rinite alérgica, que ataca principalmente o nariz, mas pode causar desconforto nas mucosas da boca, do ouvido, dos olhos e da garganta.
Outro fator desencadeante de alergias é o contato com animais de estimação como cães e gatos. Uns mais, outros menos, todos perdem pelos com a chegada das temperaturas mais altas. Em geral, a pelagem com fios grossos do inverno dá lugar a uma cobertura mais fina e arejada para a estação.
Reduzir o contato com os bichinhos é uma solução para o alívio dos sintomas, mas nem sempre é possível. Escová-los diariamente ajuda a remover os pelos mais rapidamente e impede que fiquem soltos no ar ou nas roupas.
Sistema imunológico fortalecido
Aproveitar os dias de sol e as temperaturas agradáveis fica complicado quando alergias sazonais impedem a respiração normal e incomodam na execução de tarefas simples do dia a dia. Muitos dos medicamentos que combatem esses sintomas são famosos por causar sono e cansaço em quem opta por tomá-los.
Mas o sistema imunológico é capaz de reduzir os sintomas e proteger contra os efeitos negativos da exposição às partículas presentes no ar. Alimentação adequada e a prática de atividades físicas são fundamentais para manter as defesas do corpo em dia.
Outro fator que influencia na redução dos efeitos alérgicos que surgem com o início da primavera é a alimentação. Especialistas do Research Council for Complementary Medicine, do Reino Unido, observaram que eliminar alimentos que agem na produção de muco e aumentar a ingestão de alimentos com potencial anti-histamínico auxiliam a prevenir o problema.
Laticínios, açúcar e o excesso de alimentos com farinhas prejudicam a qualidade de vida de quem sofre com as alergias sazonais. Já frutas e legumes, preferencialmente crus, combatem os incômodos causados pelo pólen, pelos e outros fatores.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!