O preço dos produtos de limpeza em tempos de inflação elevada podem acabar causando um rombo nos orçamentos das famílias. Por isso, fabricar o próprio sabão em casa pode ser uma alternativa econômica para o momento de crise que vive o País. Além disso, a produção de sabão caseiro pode reaproveitar produtos que, descartados incorretamente nas residências, podem causar danos ao meio ambiente.
Sabão caseiro e ecológico
Uma das formas de economizar e ainda ser sustentável é fabricar sabão caseiro usando óleo de cozinha, aquele usado em frituras na sua casa. O descarte incorreto do produto pode ocasionar a poluição de milhões de litros de água. Por isso, a reciclagem do produto pode fazer muito bem ao planeta.
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o óleo jogado nos esgotos, por ser um material mais leve do que a água, forma uma camada na superfície no local onde os efluentes são despejados. Desse modo, cria uma barreira que dificulta a penetração da luz e do oxigênio na água.
Isso compromete a qualidade das águas e o desenvolvimento dos organismos do plâncton, que são a base da cadeia alimentar, prejudicando a vida dos peixes. Há outros problemas causados pelo descarte do óleo de cozinha, tais como o entupimento da rede de esgoto e o consequente mau funcionamento das estações de tratamento.
Em decorrência disso, é necessário o emprego de outros produtos poluentes para retirar o óleo e desentupir os canos, resultando numa sequência crescente de poluição e de custos para reverter a situação.
Como fazer sabão caseiro
Confira a dica da Embrapa para fabricar o próprio sabão caseiro.
Ingredientes:
– 1 balde de plástico de 25 litros
– 1,5 litro de água quente
– 6 litros de óleo de cozinha usado
– Essência aromática (opcional)
– Peneira plástica
– 1 kg de soda cáustica em escamas (teor de 99%)
– Bastão de madeira
– Caixas de papelão
– Plásticos
Modo de preparo:
Coe o óleo através da peneira, despeje no balde e misture a essência aromática. Acrescente toda a soda cáustica e mexa com o bastão de madeira. Se tiver restos de sabão ou sabonete, eles também podem ser adicionados.
Acrescente, devagar, a água fervente e continue misturando por uma hora, até começar a engrossar. Despeje o conteúdo nas caixas de papelão forradas com plásticos, para facilitar na hora de desenformar. Deixe descansando por um dia até o sabão endurecer e, quando estiver firme, corte em barras.
Deixe o sabão descansar por pelo menos três semanas antes de começar a usar, para que as reações químicas do processo terminem e diminua a ação da soda, tornando o sabão próprio para o uso.
Mas tenha cuidado. A soda cáustica é um reagente nocivo e corrosivo. É preciso usar luvas, avental, sapato fechado e óculos de segurança para proteção do corpo, mãos e olhos, uma vez que o contato do produto com a pele provoca queimaduras graves.
Como as reações químicas envolvidas no processo produzem calor, é preciso tomar cuidado ao misturar e despejar o sabão. Prepare o sabão em local aberto ou ventilado para evitar contaminação.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre sabão caseiro? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!