Exercícios

Sliding pilates: técnica aperfeiçoa a coordenação e emagrece

Por Redação Doutíssima 16/10/2015

Imagine praticar a maioria dos exercícios de pilates por meio de um aparelho portátil. A ideia de facilitar aulas e atender em domicílio levou a educadora física Andreia Monteiro a criar o sliding pilates, aparelho que auxilia na queima de até 500 calorias por sessão.

sliding pilates istock getty images doutíssima

Modalidade é totalmente baseada no método pilates criado por Joseph H. Pilates. Foto: iStock, Getty Images

 

O que é o sliding pilates?

A professora do curso de pós-graduação em Métodos Pilates da Universidade Gama Filho, Andreia Monteiro, explica que o sliding pilates é um aparelho que possui uma caixa de madeira acoplada a uma superfície deslizante.

 

“Desenvolvi este aparelho portátil para atender alunos que faziam as aulas de pilates sem aparelhos, como alunos da academia e de personais que atendiam a domicílio”, lembra.

Segundo a profissional, toda metodologia de trabalho foi baseada nos princípios básicos do método Pilates de Joseph H. Pilates. A ideia de desenvolver um aparelho que pudesse ser levado para qualquer lugar com facilidade surgiu há quase dez anos. 

 

A educadora física tinha o desejo de poder realizar e ensinar exercícios normalmente praticados somente em aparelhos convencionais de estúdio de pilates. “Queria atender alunos de personal que não tivessem estúdio em casa e também alunos que frequentavam academias de ginástica e faziam apenas aulas de mat pilates. Sendo assim esse aparelho atenderia um número maior de alunos em uma mesma aula”, ressalta.

Uma das diferenças notáveis do aparelho em relação aos tradicionais é que o sliding pilates não possui as molas, que muitas vezes auxiliam no movimento do aluno. Dessa forma, é preciso usar determinados grupos musculares e usar a concentração no corpo para que haja movimento, caso contrário você não sai do lugar.

Ainda, o aparelho patenteado pela educadora torna-se prático e de custo relativamente baixo, o que auxilia a sua aquisição por professores de Educação Física e fisioterapeutas que atendem a domicílio, por exemplo.

Benefícios e cuidados da prática

De acordo com Andreia, as aulas de sliding pilates favorecem o desenvolvimento da força, a resistência muscular geral, o aumento da flexibilidade, além de fortalecer os músculos abdominais e adutores, e ajudar na concentração e equilíbrio.  

O aparelho auxilia ainda no emagrecimento, podendo queimar cerca de 500 calorias em uma hora de aula. A professora afirma que também é possível estimular as contrações de fibras, mudando o ritmo de execução dos movimentos.

Para a educadora, é essencial a respiração profunda na execução de todos movimentos, uma vez que isso promove o aumento da concentração, a maior capacidade de contração muscular e a melhora da postura.

Segundo Andreia, o sliding pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades, sendo adaptada de acordo com o nível de cada aluno. Porém, a professora ressalta que deve-se ter um cuidado maior com gestantes e idosos, assim como todo exercício físico.

“Por ser uma superfície deslizante, é instável e, dessa forma, é necessário cuidado para entrar e sair do aparelho. Também deve-se tomar cuidado para não exagerar nas amplitudes dos movimentos. A aula sempre deve ter uma evolução gradativa”, destaca.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!