Toda mulher sonha em manter a pele com aspecto jovial e saudável. Na internet, os ingredientes naturais estão sendo apontados como alternativa para cumprir com esse propósito. Mas até que ponto os cosméticos caseiros são benéficos? Quais ingredientes devem e não devem ser usados nessas receitas?
O dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Abdo Salomão explica que não é possível afirmar com segurança quando um cosmético caseiro é seguro. “Não há nenhum controle de pH, de densidade, de uniformidade e de heterogenicidade”, salienta. Mas alguns alimentos naturais podem, sim, surtir efeitos positivos na pele.
Dicas de cosméticos caseiros
De acordo com o dermatologista, as receitas caseiras mais seguras são aquelas feitas com frutas e verduras. “As frutas são naturais e não têm o pH muito ácido”, esclarece. Outro truque bem conhecido e que realmente dá certo, segundo o especialista, é aplicar compressas com chá de camomila no rosto, pois têm efeito calmante.
“Alguns estudos dizem que a máscara de abacate também é boa, porque a fruta contém lipídeos e aminoácidos que são essenciais para a pele, com efeito antioxidante importante”, indica o dermatologista. Ele aponta, também, que cenoura e mamão podem ajudar a depositar o betacaroteno na epiderme, quando batidos e aplicados em forma de máscara.
Contudo, o profissional salienta que, apesar de apresentar alguns resultados positivos, o efeito do cosmético caseiro não é similar ao de um produto industrializado, que é balanceado e direcionado para tratar a pele. “A performance do cosmético industrializado é indiscutível e melhor”, diz.
Salomão explica o porquê disso. “Nos produtos caseiros, você aproveita uma parte da receita que é benéfica para a pele em baixa concentração. Já nos cosméticos industrializados, você aproveita só aquela parte que interessa para a pele e retira o resto dos ingredientes”, afirma. Por isso, de acordo com ele, os produtos prontos são mais eficazes.
Cuidados com cosméticos caseiros
Para quem não abre mão de um tratamento caseiro, é importante ter atenção com os ingredientes que são proibidos nesse tipo de receita. “Produtos à base de formol, principalmente acima de 25%, que contenham conservantes e ácido cítrico podem queimar a pele tardiamente”, sinaliza o dermatologista. Por isso, o cuidado no verão deve ser redobrado.
Salomão lembra quais são as frutas que contém ácido cítrico e, portanto, devem ser evitadas nas máscaras feitas em casa: limão, laranja e abacaxi, principalmente.
“Se você usar esses ingredientes e passar da conta, pode ficar com cicatrizes e manchas na pele”, acrescenta o médico. Mas, independente da rotina de beleza que você mantém em casa, o ideal é ter sempre um acompanhamento médico.
“Como dermatologistas, podemos fazer uma orientação dietética. Ou seja: indicar alimentos a serem ingeridos, que podem ajudar a manter a beleza da pele”, conclui.
Além disso, com acompanhamento profissional, é possível conhecer melhor todo o arsenal terapêutico e dermatológico para tratar a pele e, assim, evitar qualquer tipo de risco com receitas caseiras.