Pele

Saiba como hidratar a pele e mantê-la saudável no inverno

Por Redação Doutíssima 10/07/2015

No inverno, as temperaturas caem e o corpo transpira menos. Consequentemente, surge um problema bem característico da estação: o ressecamento das mãos, do rosto e dos lábios. Por isso, aprender como hidratar a pele durante a temporada de frio é indispensável para manter a beleza em dia e evitar aspectos estéticos desfavoráveis por conta da secura.

 

Engana-se quem pensa que os cuidados com a pele são imprescindíveis apenas no verão. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com a chegada do clima gelado, alguns cuidados também devem ser redobrados.

como hidratar a pele

No inverno, é importante investir em bons hidratantes para evitar pele ressecada. Foto: iStock, Getty Images

Isso se deve especialmente pelo motivo de as bactérias e vírus estarem espalhados no ar, e a própria convivência em ambiente mais fechados pode ocasionar mudanças na textura e no brilho da epiderme

 

Mas não se desespere: ao aprender como hidratar a pele, muitos incômodos podem ser evitados.

Como hidratar a pele? Confira truques

A primeira dica para quem busca saber como hidratar a pele no inverno é trocar o hidratante. Se no verão você usa um produto levinho, a ideia é substituir por um mais potente no inverno. Prefira os hidratantes que tragam ingredientes como ureia, lactato de amônio e vitamina C, que reforçam a elasticidade e a proteção.

A hidratação é importante, especialmente nas áreas mais propensas ao ressecamento: mãos, rosto e lábios. Nas mãos, os cremes devem ser aplicados em uma camada grossa. Se quiser potencializar os efeitos, cubra-as com uma luva de plástico para que o produto possa penetrar melhor.

No rosto, invista nos produtos sem óleo. Eles hidratam a epiderme com componentes que não provocam acne ou oleosidade extra. Já para os lábios, é possível investir em um lipbalm – um hidratante com ingredientes específicos para livrar os lábios de rachaduras decorrentes do ressecamento.

É importante, também, manter uma rotina de hidratação corporal. Após o banho, acostume-se a aplicar uma quantidade generosa de creme, principalmente nos cotovelos, joelhos e pés, que também apresentam tendência ao ressecamento. Lembre-se: água é igualmente essencial para hidratar – beba, no mínimo, dois litros por dia.

Aprenda a hidratar a pele no dia a dia

Não basta apenas investir na hidratação para assegurar bons resultados no inverno. Para aprender a hidratar a pele corretamente, é preciso tomar alguns cuidados extras. Os dermatologistas sugerem evitar banhos muito quentes e demorados, que podem contribuir para o ressecamento.

Além disso, os especialistas alertam para a importância do protetor solar: não pense que, só porque é inverno, a pele estará protegida dos raios solares. Por isso, aplique o produto com fator de proteção diariamente, antes de sair de casa.

À noite, é possível passar alguns cremes específicos antes de dormir. Opte por um produto destinado ao tratamento noturno, que seja mais rico em ativos hidratantes do que as versões para o dia a dia. Ao atuarem durante o sono, eles garantem uma pele mais viçosa e protegida.

Por fim, siga uma uma regrinha básica sobre hidratar a pele no inverno: tenha sempre em mãos, na bolsa ou na nécessaire, um creme que contenha pelo menos algum dos seguintes componentes: manteiga de karité, sorbitol e lactato de amônio – destinados a reter água e assegurar a hidratação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!