Especialidades

Conheça os sintomas da candidíase e previna-se

Por Redação Doutíssima 07/05/2013

A candidíase, também chamada de sapinho ou monilíase, é uma infecção por fungos que comumente acomete mulheres e ataca a região vaginal.  A candida albicans – nome científico do fungo – é um organismo que normalmente faz uma casa tranquila para si mesmo em sua pele e não incomoda ninguém, exceto quando se manifesta.

.

Todos nós carregamos este organismo em nossa pele, em nossa boca, em nosso trato gastrointestinal (intestino), e, no caso das mulheres, na vagina. A manifestação da candidíase pode trazer muito desconforto. É importante, portanto, conhecer seus sintomas principais e procurar um médico imediatamente. Algumas soluções caseiras para tratar esse fungo também podem amainar os sintomas.

 

candidíase

Aos primeiros sintomas de candidíase, procure seu médico. Foto: Shutterstock

.

Entre essas medidas paliativas e mais naturais podem ser usados o alho e o iogurte. Já o médico tratará de averiguar se não existe qualquer causa subjacente à candidíase. Pode, por exemplo, mandar fazer exames para verificar a taxa de açúcar no sangue e na urina. Se ela for elevada, existe possibilidade de diabetes.

.

Sintomas e complicações da candidíase

.

A infecção por cândida da pele aparece como uma mancha claramente definida, com comichão na pele vermelha e, muitas vezes, vazamento de fluido. Crostas e pústulas podem ser vistos ao redor da borda da erupção. É normalmente encontrado entre os seios. em áreas como a virilha, as dobras das nádegas, dedos dos pés e das mãos e no umbigo.

.

candidíase

Candidíase é um fungo e o mais comum é manifestar-se na vagina. Foto: Shutterstock

.

A levedura na infecção vaginal pode resultar em um vazamento lento de uma substância branca. Com a candidísase manifestada, a vagina pode coçar ou arder, especialmente durante a micção ou sexo. Dor ou desconforto durante a relação sexual é comum. Ao sentir esses sintomas, convém procurar imediatamente um ginecologista.

.

Muitas mulheres ainda confundem clamídia e candidíase, apesar de a clamídia ser assintomática em 70% dos casos. A confusão aparece nos casos em que há queimação ao urinar e dor durante o sexo, sintomas que podem ocorrer nos dois quadros.

.

.Já a candidal paroníquia é a candidíase das unhas. Muitas vezes atinge pessoas cujas mãos estão sempre dentro da água ou emmuito contato com a umidade. Às vezes, apresenta-se como uma área vermelha, dolorosa e inchada ao redor da unha. Nos piores casos, a unha pode separar-se, revelando um leito descolorido e uma coloração branca ou amarela.

.

candidíase

Iogurte é uma das soluções caseiras contra a candidíase. Foto: Shutterstock

.

A candidíase que afeta a região da boca, chamada também de sapinhos, provoca manchas brancas dentro da boca, na língua, no palato e no entorno labial. Ele pode também causar rachaduras e vermelhidão nas áreas úmidas da pele e nos cantos dos lábios.

.

Embora seja uma doença mais comum em mulheres, os homens também devem ficar atentos, pois não são totalmente livres da candidíase. As infecções de levedura no pênis são raras, mas podem causar  vermelhidão, inchaço e dor na ponta do órgão.

.

Tratamento e prevenção da candidíase

Embora geralmente coce muito e cause muito desconforto por isso, a  candidíase não é normalmente uma doença perigosa, exceto em casos raros, quando entra na corrente sanguínea e se espalha para órgãos vitais de pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos. Para a infecção da pele, o seu médico pode dar-lhe um creme ou pó antifúngico, ou prescrever-lhe uma pílula anti-fúngica.

.

Candidíase

Embora coce e cause muito desconforto por isso, a candidíase não é perigosa. Foto: Shutterstock

.

 

No caso das infecções vaginais, o tratamento consiste também em medicamentos anti-fúngicos que são administrados diretamente na vagina na forma de cremes, pomadas ou supositórios ou de comprimidos, administrados por via oral. Para candidíase oral, uma solução do medicamento antifúngico pode ser bochechada e engolida ou uma pasta pode ser aplicada diretamente nos focos de candidíase.

.

Para casos graves, pode ser necessário medicamento antifúngico feito por via oral durante vários dias. Fale com o seu farmacêutico – você pode comprar muitos dos cremes e produtos em pó destinados à infecções secundárias sem receita médica.

.

.Como evitar a candidíase vaginal

.

– Limpe de frente para trás depois de ir ao banheiro – a área retal é cheia de levedura;

.

– Seque-se completamente depois do banho, especialmente os pelos pubianos;

.

.– Não use sabão ao redor da vagina – sabão mata mais as bactérias que protegem a pele, e não tem nenhum efeito sobre a levedura;

 

– Esterilize ou jogue fora as roupas que você usou durante sua última infecção – a máquina de lavar não é quente o suficiente, você deve fervê-las, se quiser mantê-las. Você também deve substituir os diafragmas;

.

– Prefira roupas íntimas soltas e de algodão;

.

candidíase

.

– Evite meia-calça de fio sintético e calças apertadas;

.

– Prefira iogurtes vivos, iogurte pasteurizado não é eficaz, especialmente se você tiver tomado antibióticos ou tem outros fatores que aumentam o risco de infecções fúngicas. Algumas lojas de alimentos saudáveis ​​comercializam comprimidos de lactobacillus acidophilus que podem ajudar;

.

candidíase

Mais comum na vagina, a candidíase também ataca outras partes do corpo. Foto: shutterstock

.

– Reduza a ingestão de açúcar e álcool (comidas favoritas de levedura);

.

– Considere a mudança da pílula anticoncepcional – se você já teve infecções recorrentes, converse com seu médico sobre a mudança;

.

– Certifique-se que o seu parceiro não está infectado.

.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!