A presença de sangue na urina, situação conhecida como hematúria, pode parecer preocupante. Apesar de ser necessária uma consulta médica para avaliar as causas, a chance de ser uma doença grave é pequena,. Mesmo assim, é preciso ter noção de que isso não é algo considerado normal.
O sangue também pode estar presente na urina em baixas quantidades. Dessa forma, ele é apenas percebido com exames de laboratório e não pode ser visto a olho nu. Nesse caso, a hematúria é apenas identificada quando há outro problema que necessita análise clínica.
Dependendo do caso, a presença de sangue também é chamada de hemoglobinúria. O segundo nome destina-se ao aparecimento específico de glóbulos vermelhos (hemácias) na urina.
Causas da hematúria
Sangue na urina não é normal, e isso é importante para frisar a necessidade de consultar um médico quando é percebida a hematúria. Segundo a rede de saúde britânica, National Health Service, o sangue vem de algum lugar do trato urinário.
Isso significa que a hematúria pode acontecer por algum problema nos rins, na bexiga, uretra e outros canais responsáveis pelo transporte da urina. A razão pode ser uma simples infecção ou até doenças que colocam em risco a vida.
Mas antes mesmo de sair correndo para uma consulta, tenha certeza de que o que coloriu sua urina é mesmo sangue. Comer beterrabas pode alterar a cor do xixi, assim como o uso de medicamentos.
Mulheres devem conferir se o sangue não tem origem no canal vaginal. Além disso, tanto indivíduos do sexo feminino como do masculino precisam verificar se o sangramento não é de origem anal.
O órgão de saúde da Inglaterra lista as causas mais comuns para a presença de sangue na urina:
– Infecção na bexiga
– Infecção nos rins
– Pedras nos rins
– Uretrite (infecção ou inflamação na uretra)
– Câncer na bexiga
– Câncer nos rins
– Câncer de próstata
Quando há a confirmação de hematúria, é necessário consultar com um médico especialista em urologia. Através de exames físicos, laboratoriais e uma avaliação do histórico de doenças e sintomas, o profissional da saúde poderá identificar a causa correta.
Exames como raio-x, de ultrassom e cistoscopia são comuns quando há problemas no trato urinário e podem ser solicitados pelo médico.
A partir daí, o tratamento depende da enfermidade que originou o sangramento no trato urinário. Todas as doenças citadas acima podem ser tratadas e têm maiores chances de melhora quando identificadas ainda no início.
Fatores de risco para a hematúria
A American Urological Association, associação de urologistas dos Estados Unidos, lista uma série de fatores de risco para o aparecimento de sangue na urina. São eles:
– Gênero masculino
– Idade superior a quarenta anos
– Fumante ou ex-fumante
– HIstórico de exposição química
– Histórico de radiação na região pélvica
– Complicações ou doenças prévias no trato urinário
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!