A pizza do sábado à noite, a lasanha do almoço de domingo, o sorvete com calda de chocolate de sobremesa e outras delícias da cozinha. Diante de tantas guloseimas, emagrecer com saúde torna-se um desafio diário. É preciso estar disposto a reduzir alimentos gordurosos e tomar gosto por aqueles que trazem bem mais benefícios ao organismo.
Para Juliana Marion, nutricionista clínica e estética, ainda é possível diminuir algumas medidas do manequim e minimizar a gordura localizada durante o verão. “Uma alimentação saudável aliada à exercícios físicos é essencial para quem quer entrar em forma”, garante.
Veja a seguir como eliminar quilos extras rapidamente e manter a saúde em dia ao mesmo tempo.
O que deve ser evitado
De acordo com a nutricionista, os alimentos refinados, como o pão branco, farinhas, açúcar e doces, alimentos gordurosos e frituras devem ser os primeiros a passar longe do prato.
“A ingestão de produtos ricos em gordura e açúcar, assim como enlatados, contribui para o aumento de componentes tóxicos no organismo, que, sobrecarregado, pode não dar conta de todos eles. Isso pode desencadear inflamação das células, resistência baixa, celulite, cansaço, pele opaca e peso extra”, alerta.
Juliana afirma que, mesmo que o corpo elimine naturalmente as toxinas pela transpiração, respiração, fezes e urina, o acúmulo de tais substâncias acaba por desequilibrar o organismo inteiro.
Confira em quais alimentos investir para emagrecer com saúde neste verão.
Alimentos que ajudam a emagrecer com saúde
Entre as opções que enriquecem o cardápio de nutrientes, Juliana aponta os alimentos crus, os vegetais verdes escuros, como couve, espinafre e brócolis que são ricos em vitaminas A, C, K, e do complexo B, além de cálcio, ferro, fitoquímicos e fibras essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Os alimentos integrais como arroz, aveia, semente de chia e linhaça têm ação anti-inflamatória, o que auxilia na queima de células gordurosas. Além disso, o consumo de castanhas, nozes, sardinha, atum, salmão, chá de hibisco e as frutas cítricas, como limão, laranja e tangerina, também são boas opções para fugir da gordura localizada, de acordo com a nutricionista.
Entre as frutas de sabor cítrico, Juliana destaca o limão, que é rico em vitamina C é um poderoso antioxidante, o que inibe o poder dos radicais livres no combate ao envelhecimento.
Segundo a profissional, a canela, a pimenta, o chá verde e o gengibre são ótimos acompanhamentos para refeições e bebidas, pois possuem ação termogênica, o que auxilia no gasto calórico diário. “Ainda, os sucos a base de couve e espinafre apresentam a clorofila, substância que auxilia na desintoxicação do organismo”, ressalta.
Veja abaixo duas receitas concedidas pela nutricionista Juliana Marion para eliminar toxinas do corpo.
- Suco diurético
Ingredientes:
– 1 fatia de melancia
– 200 ml de água de coco
– 1 colher de chá de gengibre ralado
Modo de preparo:
Bater os ingredientes no liquidificador e beber gelado.
2. Suco emagrecedor
Ingredientes:
– Folhas frescas de couve
– Espinafre
– Gengibre
– Abacaxi
– 200 ml de água de coco
Modo de preparo:
Bater os ingredientes no liquidificador e beber gelado.