A sangria é uma bebida ideal para o verão. O drinque é feito com vinho seco e frutas variadas. Típica da Espanha, ela é servida gelada e dá um toque especial ao seu evento, além de decorar a mesa.
Como as frutas ficam cortadas em cubos ou em fatias, o vinho tinto causa uma mistura de cores que embeleza a mistura. Por isso, dê preferência aos recipientes transparentes e de vidro.
Vale investir ainda em uma concha bem charmosa para ficar à disposição dos convidados. Quando eles forem encher as taças, poderão escolher e coletar com o utensílio as frutas que estão na jarra.
Como surgiu a sangria
A origem da sangria é indefinida. Os espanhóis garantem que são os pais deste líquido tão saboroso. Eles sustentam que a palavra tem ligação com o sangue dos touros que faziam parte da cultura das touradas do país.
No entanto, portugueses e ingleses também reivindicam a invenção da bebida. Ainda assi, na terra do Vinho do Porto é mais comum que os estabelecimentos tenham clericot para vender. Para muita gente do ramo da gastronomia, esse seria um derivado da sangria.
Atualmente, a bebida feita de vinho e frutas também é muito comercializada em quase todos os países da América Latina. Uruguaios e argentinos são fãs. O Brasil tem apostado no drinque. São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre são algumas das cidades nacionais que já disponibilizam a sangria para os clientes nos cardápios.
Nestes lugares, um jarro da mistura é consumido rapidamente em meio ao bate-papo de happy hour. Mas claro que o drinque servido no país não podia ser exatamente igual ao original.
Internacionalmente reconhecido como criativo, o brasileiro inventou vários tipos de sangrias. Nossos bares e restaurantes oferecem sangria com saque, espumante, vodka, conhaque, licor e o que mais estiver disponível. Já existe, inclusive, sangria sem álcool.
Receita de sangria
Agora que você já conhece a história e as opções que a bebida oferece, que tal preparar uma porção na sua casa? Confira a receita que a equipe do Doutíssima separou para você:
Ingredientes
1 garrafa de vinho tinto seco
1 lata de refrigerante de limão
1 dose de licor de laranja
1/2 copo de suco de laranja
2 maçãs
1 abacaxi sem miolo
1 cacho de uva sem sementes
3 cravos da Índia
Açúcar
Gelo
Modo de preparo
Corte as maçãs em cubos ou tiras. Retire a casca e o miolo do abacaxi e as sementes das uvas. Coloque as frutas na jarra com a quantidade de açúcar que você achar ideal. Depois, despeje o vinho tinto e o suco de laranja.
A seguir, adicione o licor e o refrigerante. Por fim, ponha os cravos da Índia. O gelo você pode usar em cubos ou picado e na quantidade que quiser. Misture tudo, ponha a concha e está pronto.
Para enfeitar ainda mais a sangria, coloque na jarra uma casca de laranja inteira, em espiral. Também dá para fazer o mesmo com as de limão e maçã. A partir de agora, vá trocando as frutas e experimentando até encontrar a sua receita preferida.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!