O peixe frito faz parte do cardápio de vários restaurantes e figura como um dos pratos mais pedidos. Fazer essa delícia em casa pode ser um pouco complicado. É preciso atenção na escolha do peixe e na hora do preparo, mas não é impossível.
Seguindo as dicas certas, você conta com uma opção saborosa e ideal para variar o cardápio. Quer saber como? Confira as dicas que a equipe do Doutíssima separou para você.
O segredo está na escolha do peixe
O peixe é um dos melhores alimentos para se consumir. É uma grande fonte de proteína magra e nutrientes, oferecendo vários benefícios para a saúde. Comer peixe apenas uma vez ou duas vezes por semana pode ser suficiente para colher seus benefícios.
Um estudo dinamarquês realizado com 49 mil mulheres e publicado na revista Hypertension: Journal of the American Heart Association, descobriu que aquelas que comiam pouco ou nenhum pescado tinham 50% mais problemas cardíacos do que as que comiam peixe com regularidade (pelo menos uma vez por semana).
A melhor forma de consumir o peixe é assá-lo ou fazê-lo na grelha, mas às vezes é impossível resistir a ele frito e envolto em uma casquinha crocante. Nesse último caso, é preciso saber quais são as melhores opções para fritar.
O linguado, a pescada, a tainha, a tilápia e a traíra estão na lista. Para temperar, dê preferência por usar apenas sal e limão. É válido ainda evitar peixes congelados, privilegiando sempre os frescos.
Além disso, outro segredo é que o óleo deve estar bem quente e o peixe deve ser virado apenas uma vez, quando suas bordas estiverem douradas. O cheiro de peixe frito pela casa incomoda? É possível solucionar esse problema também.
Ferva em uma panela um pouco de água e alguma erva aromática – dessa forma logo o cheiro irá sair por completo. Para os utensílios, a dica é utilizar água sanitária na hora da higienização.
Como preparar um delicioso peixe frito
Para almoço ou como petisco para acompanhar a cervejinha do final de semana, o peixe frito é uma opção perfeita. Se você não sabe como fazê-lo em casa, essa receita simples pode ajudar.
Receita de peixe frito crocante
Ingredientes
Postas de peixe
1 xícara de farinha de rosca
Raspas de meio limão
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 ovo
2 colheres de sopa de leite
Sal e pimenta a gosto
Óleo para fritar
Modo de preparo
Tempere as postas de peixe com sal, pimenta e raspas de limão a gosto e deixe descansar por cerca de 15 minutos envolto em um papel toalha, até que fiquem bem enxutas. Agora bata o ovo em uma tigela com um pouco de leite e reserve.
Em outro prato coloque a farinha de trigo e em outro a farinha de rosca. Então basta empanar as postas passando-as na farinha de trigo, no ovo e na farinha de rosca. Enquanto isso, esquente bem o óleo numa frigideira e frite os filés de peixe. Distribua-os numa travessa forrada com papel toalha e sirva.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!