Exercícios > Fitness

RPG: o segredo para uma boa postura

Por Redação Fortíssima 01/03/2016

A boa postura é um componente fundamental para saúde, bem-estar e estética. Para aqueles que sofrem com as dores causadas pelo alinhamento errado da coluna ou apenas querem prevenir problemas mais graves, uma alternativa é recorrer a métodos como a a Reeducação Postural Global – ou apenas RPG.

O que é RPG?

A Reeducação Postural Global é um método criado pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard, em 1980, e reconhecido por profissionais em todo o mundo. A técnica de terapia manual é baseada em uma análise cuidadosa da posição (morfologia) do paciente. Com alguns exercícios, ela ajuda a corrigir quaisquer tipos de problemas de postura.

A grande diferença desse tipo de tratamento é que ele vê o corpo como um todo e de forma abrangente – não apenas partes específicas e isoladas. Isso proporciona a correção simultânea das áreas articulares e postural, além de permitir resultados mais duradouros.

Uma sessão de RPG é composta por uma série de posições de alongamento. Elas agem de forma preventiva ou buscando a cura em diversas frentes. Podem ser benéficas para deformidades e dores na coluna vertebral, bem como para problemas com membros superiores e inferiores.

Esse método ainda é capaz de tratar doenças articulares, musculares ou em tendões, incontinência urinária, distúrbios respiratórios e doenças neurológicas. Além disso, costuma fazer parte de programas de recuperação pós-traumática.

Para isso, o fisioterapeuta trabalha na correção da postura em áreas problemáticas, abrangendo grupos musculares inteiros – e não apenas músculos específicos. Essas cadeiras musculares são lentamente esticadas e alongadas nas sessões, sendo o exercício capaz de aliviar a pressão sobre nervos espinhais comprimidos.

RPG

O RPG funciona a partir de exercícios que ajudam a melhorar a postura. Foto: iStock, Getty Images

Como o RPG pode ajudar

O método de Reeducação Postural Global é comprovadamente eficaz para diversos problemas. Mas, para isso, deve ser feito por profissional de fisioterapia especializado, já que a escolha dos exercícios deve levar em conta várias particularidades do paciente.

Para quem sofre de doenças relacionadas à postura, o RPG já se mostrou muito eficaz. Pelo menos é o que aponta estudo publicado na revista Research in Kinesiology, que avaliou a eficácia desse método.

Foram selecionados 46 estudantes universitários voluntários com dificuldades posturais, divididos aleatoriamente em dois grupos – um que realizou alongamentos da técnica, outro que realizou programa convencional.

Dados coletados mostraram que o grupo de RPG teve correção significativa de deficiências posturais, alívio de dor e sintomas por longo prazo e aumento de força muscular, resistência e equilíbrio. Em contrapartida, o grupo de controle não mostrou qualquer mudança nesses parâmetros.

Outra pesquisa apresentada no encontra anual da American Academy of Neurology pesquisou os efeitos do método em 102 homens e mulheres argentinas, com idades de 25 a 91 anos. Todos os participantes tinham dores nas costas há sete meses, em média, antes da realização do levantamento.

Foi descoberto que 85% deles melhoraram significativamente após as três primeiras semanas de utilização do RPG. Até o final do período de estudo, 90% foram capazes de retomar suas rotinas normais.

E você, o que achou da técnica? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!