A pele das pálpebras e seu entorno é a mais fina e delicada de todo o corpo humano. Conforme lembra o dermatologista Jardis Volpe, ela tem espessura de cerca de quatro milímetros. Fica fácil entender por que é ali que ocorrem os primeiros sinais da idade, como a bolsa nos olhos.
Por ser naturalmente frágil, a pele dos olhos sofre muito com fatores relacionados à desidratação e fragilidade dos capilares, pequenos vasos que irrigam a região em que se formam as olheiras, rugas, flacidez e marcas de expressão. Até mesmo fatores genéticos e hábitos como má alimentação podem piorar esse quadro.
4 dicas para prevenir bolsa nos olhos
Esteticamente, a bolsa nos olhos pode ser bastante incômoda. Mas apesar de ser reflexo de fatores hereditários, ela também é resultado dos seus hábitos diários. Como prevenir é sempre melhor que tratar, confira abaixo quatro dicas para evitar essas marcas no rosto:
- Alimente-se com qualidade
Você já deve ter ouvido que sua alimentação reflete diretamente na sua aparência ou que você é o que você come. Isso não é mentira. O inchaço na região dos olhos, que forma as bolsas, é resultado da retenção de líquidos.
Esse é um incômodo causado por fatores diversos, inclusive a ingestão de alimentos muito ricos em gordura e sal. Por isso, a dica é manter uma dieta equilibrada. Você não precisa cortar 100% a gordura e o sal, mas equilibre o consumo com verduras, legumes e frutas.
- Durma bem
Estresse e falta de um sono de qualidade são outros quesitos associados às bolsas nos olhos. Isto mesmo, o famoso soninho da beleza não é um mito. Poucas horas de descanso podem intensificar ainda mais o inchaço no rosto. Tente dormir, pelo menos, oito horas por noite.
- Evite hábitos nocivos
Excesso de álcool e cigarro, além de prejudicarem sua saúde, apresentam um efeito negativo direto na estética. Por ser frágil, a pele ao redor dos olhos reflete diretamente os hábitos nocivos.
- Beba bastante água
Como o inchaço característico das bolsas nos olhos é também reflexo da retenção de líquidos, beber bastante água ajuda a atenuar o incômodo. A ingestão auxilia na eliminação das toxinas e purifica o corpo, melhorando sua aparência em geral. Certifique-se de consumir, no mínimo, dois litros de água diariamente.
Tratamento para marcas nos olhos
Se o aspecto da sua pele ao redor dos olhos é motivo de baixa autoestima, saiba que há várias alternativas para atenuar o problema. Inicialmente, você pode contar com cosméticos à base de ingredientes refrescantes, antioxidantes e calmantes, como cafeína, vitamina C e ácido hialurônico, que intensificam o processo de drenagem.
Você mesma também pode, diariamente, fazer uma drenagem linfática facial para melhorar a aparência das bolsas. Basta pressionar com a ponta dos dedos suas glândulas lacrimais, ao lado dos olhos, em movimentos circulares suaves.
Nos casos mais agravados, os consultórios dermatológicos também oferecem alternativas mais eficazes de tratamento. A utilização de substâncias preenchedoras, injetadas na região, pode auxiliar no combate ao inchaço. Consulte o seu dermatologista para verificar o que é mais indicado para você.
E aí, qual é a sua técnica para prevenir bolsa nos olhos? Compartilhe com a gente! Se preferir, também pode contar suas experiências no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar e aproveite.