Nutrição > Receitas

Dica de lanche: receita de bolo de cenoura fofinho

Por Redação Fortíssima 20/05/2016

Que tal aprender a preparar um bolo de cenoura fofinho e servir no lanche da tarde? Além de saborosa, a receita é nutritiva e simples de fazer. Pode ter certeza de que o sucesso vai ser tanto que você terá que repetir a dose.

Benefícios da cenoura

A cenoura é rica em vitamina A, que fortalece o sistema imunológico e age contra doenças degenerativas, a exemplo do câncer, de doenças cardiovasculares, da degeneração macular e da formação de cataratas. Também possui nutrientes que colaboram na saúde da pele.

 

Não restam dúvidas dos benefícios da cenoura, não é? Embora o ideal é que o alimento seja consumido cru ou apenas cozido, existem outras alternativas de preparo para variar de vez em quando e aproveitar as vantagens. Uma delas é o bolo de cenoura fofinho, uma delícia só.

Bolo de cenoura fofinho

A calda de chocolate combina perfeitamente com o sabor da cenoura. Foto: iStock, Getty Images

Confira a receita do bolo de cenoura fofinho

Veja quais são os ingredientes que irá utilizar para preparar essa deliciosa receita e comece agora mesmo. Difícil vai ser resistir.

Ingredientes para a massa

 

½ xícara (chá) de óleo

3 cenouras médias e raladas

4 ovos

Pitada de sal a gosto

2 xícaras (chá) de açúcar

2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó.

Ingredientes para a calda de chocolate

½ xícara (chá) de chocolate em pó

⅓ de xícara (chá) de açúcar

1 colher (sopa) de manteiga

⅓ de xícara (chá) de água

Modo de preparo da massa

Coloque em uma tigela a farinha de trigo e o sal, mas antes passe esses ingredientes em uma peneira. Reserve. Depois coloque os ovos, a cenoura, açúcar e o óleo no liquidificador e bata até formar uma mistura homogênea.

Após esse processo, é só unir a mistura do liquidificador com aquela que está na tigela. Utilize um batedor manual de arame ou uma batedeira para misturar os ingredientes. Por fim, adicione o fermento. Coloque a massa em uma assadeira, que deve estar devidamente untada, e leve ao forno e asse a 180ºC por pelo menos 50 minutos.

Modo de preparo da calda de chocolate

Não seria um bolo de cenoura fofinho sem calda de chocolate, não é mesmo? Em uma panela pequena coloque o chocolate, açúcar, manteiga e água. Cozinhe em fogo médio, sempre mexendo para que não grude no fundo.

Quando ferver, cozinhe por mais mais minutos. Quando a calda ficar com uma consistência cremosa e começar a grudar levemente no fundo da panela, é sinal de que está pronta. Depois que o bolo estiver assado, faça pequenos furos com o garfo e despeje a calda de chocolate.

E aí, o que achou da receita de bolo de cenoura fofinho? Aprovado? Deixe a sua opinião nos comentários.