Se você tomou suco de limão ou se esbaldou na apimentada culinária mexicana, é possível que acabe desenvolvendo aftas. Essas lesões bucais são responsáveis pela dificuldade em mastigar os alimentos e duram aproximadamente 10 dias.
Elas são lesões superficiais que costumam aparecer na gengiva ou interior dos lábios. As principais características são o centro esbranquiçado e o contorno avermelhado. Quem explica é a cirurgiã-dentista Júlia Abreu.
“A causa é desconhecida até hoje, mas elas podem ser acarretadas por traumas mecânicos e alimentos cítricos ou apimentados”, indica. Fatores como a deficiência do sistema imunológico, estresse, alergias, uso de cigarro e alimentação inadequada também podem contribuir para o desenvolvimento das lesões bucais.
Para evitar novas incidências, o paciente deve estar ligado nos sinais que apresentou antes das lesões. Infecções por vírus e bactérias também podem acarretar o aparecimento das aftas e todo o desconforto que elas carregam.
Aftas podem ser evitadas?
Depende. Casos frequentes podem significar uma alteração no sistema imunológico e podem ser contornados com mudanças no cardápio e o uso de suplementos. Lesões causadas por alimentos podem ser evitadas com a exclusão de comidas muito ácidas e apimentadas da rotina. Apesar disso, os métodos preventivos ainda são incertos.
“Não existe uma receita certeira para evitar as aftas. Seu aparecimento é comum, mas cada caso deve ser avaliado individualmente”, comenta Júlia. Entre em contato com dentista ao notar a presença de lesões constantes. Exames podem ser feitos para a análise da saúde e o diagnóstico das possíveis causas.
Veja 7 alimentos que pioram as dores
Eles são perigosos e podem estimular o desenvolvimento das feridas. Conheça os sete alimentos ou bebidas que provocam dor e desconforto e devem ser evitados por quem apresenta o problema com frequência:
- Abacaxi
- Refrigerantes
- Laranja
- Limão
- Chocolate
- Café
- Molhos condimentados
Além de cuidar da alimentação, o paciente que está sofrendo com as dores deve procurar um dentista. Medidas devem ser tomadas para acelerar o processo de cicatrização da lesão e encurtar a duração da úlcera.
“Se a razão for traumática, como um dente fraturado ou uma prótese mal adaptada, o cirurgião-dentista se preocupará na remoção da causa”, afirma. Já casos não traumáticos são amenizados com a eliminação de comidas e bebidas que prejudicam o desenvolvimento das aftas.
É importante evitar que a escova de dentes ou alimentos encostem nas lesões durante o processo de cicatrização. “Isso pode aumentar a dor e a duração da ferida”, adverte Júlia. Também evite receitas caseiras e sem aprovação de um especialista, pois elas podem piorar a evolução do quadro.
É muito importante deixar a lesão terminar seu ciclo, que dura de sete a 10 dias. Casos mais graves e frequentes podem ser tratados com corticoides de uso tópico ou sistêmico, desde que recomendados por profissional.
E você, também costuma sofrer com as aftas? Conte para a gente!