Basta observar as passarelas e principais campanhas de moda para perceber que, em 2016, as madeixas naturais estão completamente em alta. Há uma retomada do look autêntico e exuberante que só os fios ondulados têm. Mas como deixar o cabelo cacheado bonito, atraente e longe do frizz? Vale contar com algumas dicas.
O cabeleireiro Naad Santana, docente do Senac Centro Histórico de Porto Alegre, lembra que, segundo pesquisas da Unilever, 51,4% das brasileiras já têm os cabelos originalmente crespos. Ou seja, o segredo costuma ficar por conta da manutenção.
Dicas sobre como deixar o cabelo cacheado
No caso de pessoas que já possuem fios naturalmente ondulados, a dica para definir bem os cachos é fazer uma manutenção periódica à base de óleos vegetais, cremes hidratantes e leave-in. “Isso é necessário para manter o aspecto saudável”, sinaliza Santana.
A hidratação auxilia na manutenção da estrutura cachos, pois os fios crespos tendem a ser naturalmente mais ressecados nas pontas e suscetíveis a rupturas. Isso ocorre por conterem menos umidade do que outros tipos de fibras capilares.
Já para pessoas que não possuem fios naturalmente cacheados, o cabeleireiro explica que há duas opções para conquistar o visual. “A primeira é a ondulação física, com a utilização de aparelhos elétricos como babyliss”, esclarece. Há também alternativas mais simples, como dormir com tranças ou coque – mas que não garantem um resultado tão aprimorado.
Para quem almeja uma solução duradoura, a dica é apostar na ondulação permanente. “Chamada de wave style, ela é à base de tioglicolato de amônia. Inicialmente, os cabelos são moldados com o bigodin e depois é utilizada uma luz de led azul para fixar e ativar o produto nos fios”, conta Santana.
De acordo com o especialista, a promessa é de cachos alinhados e brilhantes. Mas para os fios permaneçam saudáveis e com ondas bem definidas após o procedimento, a hidratação se torna ainda mais relevante.
É interessante ainda passar por uma avaliação do cabeleireiro antes de aderir ao look. “O profissional deve fazer uma análise prévia das condições gerais do cabelo e do couro cabeludo antes de indicar ou não a técnica”, sintetiza o especialista.
Como fazer a manutenção dos cachos
Se a sua dúvida é sobre como deixar o cabelo cacheado lindo no dia a dia, Santana compartilha alguns truques e cuidados que podem fazer toda a diferença no resultado final. “Pentear os fios somente no banho é um deles”, entrega.
Ele também sugere fazer hidratações frequentes e apostar, principalmente, nos óleos vegetais para o tratamento das pontas ressecadas. Eles ajudam a repor a oleosidade perdida dos fios e, consequentemente, a mantê-los mais fortes e saudáveis. Assim, seus cachos vão ficar dignos de celebridade.
E aí, gostou das dicas? Já sabe como manter o look cacheado que está em alta no momento? Deixe um comentário com a sua opinião sobre este artigo.