Cabelos

7 informações para você entender – e evitar – a queda capilar

Por Redação Doutíssima 03/09/2014

Não é nenhuma anormalidade em perceber a queda capilar ao longo dos dias. Estima-se que perdemos mais de cem fios de cabelos por dia, o que faz com que pensemos de forma errônea estar sofrendo com algum problema mais sério.

Quando se preocupar com a queda capilar

É considerado um estado anormal de queda capilar quando essa queda ultrapassa a margem estipulada. Por isso, é importante entender se existe algum motivo comportamental em sua rotina que promova esse quadro.Ao entendermos as razões que nos levam à queda capilar, fica mais fácil de evitá-la. Confira a seguir 7 informações importantes sobre o problema.

queda-capilar

Busque ajuda se a queda capilar for evidente – acima de cem fios a cada dia. Foto: Shutterstock

7 razões que levam à queda capilar

1. Uma dieta falha

Dietas com déficit de vitaminas, carboidratos, proteínas ou minerais (como o zinco e o ferro) promovem uma queda capilar acentuada. Pode ser necessário rever seus hábitos alimentares.

2. Alteração hormonal

Qualquer deficiência hormonal pode resultar na queda de cabelo. Problemas em glândulas endócrinas como tireoide, suprarrenal e hipófise desregulam o organismo e atrapalham a chegada dos nutrientes aos folículos capilares.

3. Uso exagerado de secador e chapinha

Quando se tem uma predisposição à fragilidade no cabelo, isso pode ser acentuado com o uso excessivo de secadores e chapinhas. Depois do banho, algumas partículas de água entram no fio e o contato com o calor leva à formação de bolhas de ar dentro do cabelo, favorecendo a queda capilar.

4. Anemia

Assim como a deficiência de outras vitaminas, a falta de ferro, mineral presente na hemoglobina e importante para a produção de glóbulos vermelhos (responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue), pode ser causada por fatores como desregulação hormonal, inflamações, infecções e carência nutricional.

A perda ocorre porque a anemia compromete a produção de fios e fragiliza os já existentes, por falta de oxigenação no bulbo capilar. Como o cabelo é, substancialmente, formado de proteína, depende do bom funcionamento da hemoglobina.

5. Usar o cabelo preso

O rabo de cavalo e outros penteados que tencionam o cabelo promovem quebra do fio e inflamação no folículo capilar, que induzem a queda. Para quem não quer abrir mão desse hábito, o ideal é não prender o cabelo enquanto eles estiverem molhados e não deixá-los tensionados por longos períodos.

6. Lavar o cabelo com água quente

A alta temperatura da água durante o banho leva ao ressecamento da estrutura do fio. A água extremamente quente também retira o excesso de sebo, essencial para a proteção do couro cabeludo. Para não danificar o fio, é aconselhável que a água esteja morna na hora do enxágue.

7. Estresse

Considerado um dos maiores males da atualidade, o estresse é também um vilão dos seus cabelos. Isso porque ele faz com que o corpo utilize mais energia que o usual, o que pode afetar a produção dos fios.

Os nutrientes necessários para a fabricação de cabelo estão sendo consumidos para gerar energia. Nessa situação, o organismo inteiro perde uma grande quantidade de vitaminas e minerais.

Além disso, o estresse faz com que o organismo produza mais cortisol, hormônio que desacelera a divisão celular na raiz. Por consequência, é possível se ter uma queda pode chegar de metade a três quartos do total de fios.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!