Um assunto constante na ortodontia atual é a busca pela estética o mais próximo da perfeição e da harmonia, juntamente com o tratamento com tecnologias praticamente invisíveis e extremamente confortáveis, bem como, o tratamento do paciente como um todo, buscando a harmonia da face e não somente reposicionar dentes e osso. É um passo muito complexo e que deixa muitos ortodontistas de “cabelo em pé” na hora de planejar e executar os casos. Essa soma de necessidades se torna relativamente complexa de ser alcançada e isso somado a fatores como cooperação do paciente, faz com que a vida dos ortodontistas fique um pouco mais desafiadora. Vamos conhecer melhor o bracelift para podermos dar mais valor para nosso ortodontista.
Quando falamos do termo bracelift, nos referimos ao simples fato de os bráquetes poderem fazer um lifting na face do paciente. Isso se definiria como o aparelho dental tratando dentes e melhorando a face do paciente: suavizando linhas de expressão, restaurando proporções faciais ou mesmo a auto-estima que vai surtir efeito direto na beleza e harmonia da face do paciente.
Dentro da medicina estética, o lifting é uma técnica muito utilizada em rejuvenescimento, quando se quer modificar o problema da flacidez da pele. Pode ser cirúrgico ou estético. O lifting cirúrgico é uma cirurgia plástica na qual, uma pequena quantidade de pele é removida das laterais do rosto. O lifting estético, é composto por uma associação de massagens manuais, com a mesma finalidade que é melhorar a flacidez da pele.
Quando falamos de procedimentos mais invasivos como as cirurgias ortognáticas, as mudanças são mais drásticas na face do paciente. Tratamentos com extrações variadas de dentes também possuem maiores efeitos sobre a face. Podemos incluir nessa lista, os tratamentos ortopédicos, quando feitos no período certo, proporcionando mudanças consideráveis na estética do paciente.
O tratamento ortodôntico está, cada vez mais, sendo executado em pacientes adultos ou mesmo adultos com idades avançadas. Temos associado a ortodontia com tratamentos reabilitadores, apresentando resultados muito satisfatórios. No caso dos pacientes adultos é que temos maiores efeitos na face, do ponto de vista de uma melhora mais parecida com o lifting. Com a nova conformação dos dentes, os tecidos da face terão um novo posicionamento e, se bem direcionados pelo ortodontista, terão um efeito de mais harmonia ou de rejuvenescer.
Lembro que não depende somente do ortodontista, fatores como cooperação do paciente, limites anatômicos do paciente ou características da face de cada linhagem familiar. O tratamento ortodôntico evolui a cada dia e nos dá possibilidades de realizar os sonhos de muitos pacientes mas entenda quando seu ortodontista disser que para o seu caso existe um limite e você precisa respeitar esses limites.