A dieta vegetariana conquistou seu espaço. Essa não é uma dieta que surgiu por estudos clínicos ou indicações médicas. Sua fama maior se dá entre as pessoas que compartilham a ideia de não comer carne ou produtos de origem animal por razões ambientais, éticas ou religiosas. A fama da dieta vegetariana chegou também entre as pessoas que querem perder peso, por ter um cardápio composto de alimentos de baixas calorias (frutas, legumes e verduras em sua maioria), e por abolir alimentos de origem animal, o que contribui para deixar a gordura saturada e colesterol em baixos níveis no nosso corpo.
É preciso entender que existem dois tipos principais de vegetarianos: os veganos são vegetarianos que não comem nenhum alimento de origem animal, nem mesmo ovos ou leite; os chamados de ovolactovegetarianos, só eliminam a carne do cardápio. A grande diferença é que sem a ingestão de carnes, os nutrientes podem ser repostos facilmente pelo consumo de produtos de origem animal. Quando a pessoa não come nenhum alimento desse tipo, ela precisa de maiores cuidados para repor todo tipo de nutriente que falte por razão da alimentação limitada.
A alimentação dos seguidores da dieta vegetariana consiste no consumo de alimentos de origem vegetal como frutas, legumes e verduras, leguminosas, cereais, nozes e sementes em abundância. Nenhum tipo de carne faz parte do cardápio. Os ovolactovegetarianos consomem também ovos, leite e produtos lácteos. Existem vegetarianos que não comem ovos mas consomes produtos lácteos (lacto – vegetarianos), assim como outros que excluem carne vermelha e branca mas não deixam de consumir peixes. Isso mostra que a dieta vegetariana é muito diversificada. À direita, veja a pirâmide alimentar da dieta vegetariana em geral.
As ventagens da dieta vegetariana
A principal vantagem está na riqueza de vitaminas, fibras e outros nutrientes em geral que uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal pode oferecer. Além disso, é fácil manter a dieta com baixo valor calórico se o açúcar e as gorduras também forem excluídos ou diminuídos da alimentação. Tudo isso faz bem para a saúde e favorece não somente a perda de peso, como também previne o desenvolvimento de doenças cardiovasculares já que mantêm os níveis de gorduras sanguíneas baixos.
As desvantagens da dieta vegetariana
Os médicos avaliam que o principal problema da dieta vegetariana é que com a restrição à alguns alimentos, diversas vitaminas e nutrientes faltam na alimentação e posteriormente, no corpo. Alguns podem ser repostos pelo consumo de polivitamínicos, outros precisam ser consumidos pela alimentação. Com a exclusão dos alimentos de origem animal, uma pessoa deixa de consumir nutrientes como vitamina B12, cálcio, ferro e zinco.
O cálcio é um mineral que participa da formação e manutenção de dentes e ossos, e sua falta prolongada no organismo pode favorecer o desenvolvimento de osteoporose. A vitamina B12 é um micronutriente encontrado exclusivamente em produtos de origem animal, atuando sobre os glóbulos vermelhos na prevenção da anemia. O ferro é igualmente importante para os glóbulos vermelhos e a prevenção da anemia. A falta desse nutriente na dieta vegetariana é a maior preocupação dos médicos. O ferro também pode ser encontrado em verduras verdes escuras e leguminosas, as para ser absorvido pelo corpo é preciso a associação com a vitamina C. O zinco também é encontrado nas carnes e tem um papel fundamental no organismo humano, agindo sobre as divisões de células.
Se você deseja faze uma dieta vegetariana, é de supra importância buscar auxílio médico e de um nutricionista para saber encontrar o equilíbrio dos alimentos e não deixar faltar nenhum nutriente importante para o seu corpo.
Saiba mais:
Dieta sem carboidratos é um risco
Conheça a dieta vegetariana que emagrece 4kg em apenas 1 mês
Saiba as desvantagens da dieta vegetariana
Descubra os sintomas da falta de ferro na sua dieta
Alerta: conheça as 4 dietas mais perigosas