Sua dificuldade em descobrir como dormir mais rápido pode se explicar por vários motivos. É preciso saber que inúmeros elementos colaboram para uma boa noite de sono, desde o local onde você irá dormir, a alimentação feita no dia, o que você está vestindo e pensando, os hábitos físicos, dentre outras coisas.
Como dormir mais rápido:
1. Esteja num local arejado, organizado e limpo
Pode parecer um elemento não muito importante, mas estar num local organizado e limpo colaborará positivamente para que você possa dormir mas rápido. Por que? Simplesmente pelo fato do cérebro não precisar decodificar inúmeras informações ao seu redor, coisas que fazemos incoscientemente, como ler os rótulos de produtos próximos, tentar identificar objetos no escuro, ou mesmo ter que empurrar coisas da cama para o chão caso estejam nos deixando desconfortáveis.
2. Use roupas, lençóis e cobertores confortáveis
Já que será o local onde seu corpo passará um grande número de horas quase que na mesma posição, não seria interessante que ele estivesse confortável? Pois então, use roupas mais largas, leves, e lençóis e cobertores macios. Isso ajudará no relaxamento geral do corpo e colaborará para um sono mais profundo. Além disso, quem não gosta de uma roupa de cama cheirosa, né?
3. Prefira uma alimentação mais leve antes de se deitar
Quanto mais coisas o seu organismo tiver para digerir, mais energia ele gastará para tal. Portanto, prefira uma alimentação mais leve antes de se deitar, comendo frutas, iogurtes e bebidas quentes (não alcoolicas). Isso ajudará para que seu cérebro não se preocupe em ter que alimentar seu corpo e o deixará mais focado em fazê-lo descansar.
4. Leia
Além de adiantar suas leituras, o ato de ler fará com que você se foque em outros pensamentos que não os da dificuldade em dormir. Mas procure leituras não muito pesadas ou chocantes, senão ao invés de relaxar você ficará ainda mais tenso e as imagens certamente te atrapalharão a dormir mais rápido. Além disso, estudos apontam que a lavanda é uma fragância que muito colabora para o relaxamento e, consequentemente, com o sono. Dilua-a em recipientes com água e deixe em algum canto do quarto.
5. Alongue-se antes de deitar
Não adianta querer relaxar um corpo em constante tensão muscular (ou mesmo mental). Então alongue-se antes de dormir, sobretudo braços e dorso, para que seus músculos não cheios de energia congestionada e tudo possa fluir bem durante sua noite de sono.
6. Se os problemas persistirem, procure um médico
Caso sua dificuldade em dormir persistir e de fato se tornar algo que esteja atrapalhando sua vida pessoal e profissional, procure um médico que poderá aconselhar de forma mais precisa e científica, prescrevendo remédios ou tratamentos mais profundos. No mais, boa noite!
Saiba mais:
Comer e dormir corretamente auxiliam no emagrecimento
Conheça qual o melhor travesseiro para dormir melhor
Dúvida: dormir mal pode causar impotência?