Olá, meu nome é Hugo Comparotto, sou nutricionista esportivo e hoje o assunto é, beber engorda? A bebida alcoólica pode atrapalhar minha dieta?
Essas são perguntas recorrentes em minha sala. A resposta, como de costume, é DEPENDE!
Depende dos objetivos a serem alcançados e em quanto tempo queremos atingi-los.
Beber engorda? Mito ou verdade?
Estamos aqui para PONDERAR o que deve ser feito e qual pode ser sua escolha.
Sabemos que o álcool é calórico (7kcal/g) e não pode ser estocado no organismo.
Como uma substância tóxica, deve ser eliminado imediatamente. Por isso tem prioridade no metabolismo, alterando as vias metabólicas.
Diminui a quantidade de carboidrato ou glicose na corrente sanguínea, pelo fato de usarmos a glicose para metabolizar o álcool.
Sendo assim o organismo irá aumentar a produção de CORTISOL, hormônio responsável em aumentar a oferta de energia para o corpo e a busca por alimentos (FOME).
Cortisol elevado significa uma maior procura por alimentos mais calóricos, palatáveis e rapidamente absorvidos (gorduras, embutidos, frituras, carboidratos de rápida absorção) ou seja, GULA.
Exageros em alimentos calóricos tornam-se comum. Ou alguém bebe comendo brócolis, pão integral, aveia, frango grelhado e frutas? Creio que a resposta é não.
Muito pelo contrário, salgadinhos, torresmo, linguiça, picanha, amendoim salgado é o que normalmente acompanha o álcool.
1º ponto
Então pronto. Primeiro ponto. BEBER AUMENTA FOME E O APETITE, quem está sob efeito de álcool e cortisol geralmente não CONTROLA a quantidade de comida ingerida, sempreEXAGERA. Logo, falar que beber engorda tem um certo fundamento.
Observem que esse aumento de apetite não acontece só no dia que se bebe e sim uns 2 a 3 dias consecutivos.
Já que falamos em CORTISOL, poderemos falar que ele aumentado irá estimular o organismo pegar seus músculos e transformarem em energia. Uma coisa muito ruim para quem almeja aumentar a massa muscular. (que deveriam ser todos)
2º ponto
Outro ponto, oxidação lipídica, queima de gordura.
Sabe-se que o álcool, juntamente com o cortisol, exageros e guloseimas favorecerão o aumento do estoque de gorduras no organismo, preferencialmente na área abdominal, quem nunca viu uma pessoa magra e muito barriguda, a popular barriga de cerveja?
Conclusão: Ficaremos mais famintos e compulsivos, perderemos músculos e ainda estimularemos uma maior produção e acumulo de gordura na região abdominal.
Os problemas não param por aqui…
Claro que nem citei os outros problemas relacionados a saúde, psicológicos e sociais que o álcool acarreta. Vale a pena?
Claro que tudo tem o outro lado, se eu não exagerar… Mas ai irei lhe perguntar qual é o seu objetivo ou em quanto tempo quer ter o corpo sonhado?
Saiba mais:
6 Mitos sobre o álcool desmascarados
Como combater efeitos no organismo do consumo excessivo de álcool
Uso abusivo do álcool leva ao divórcio, a menos que ambos os parceiros sejam alcoólatras
Cinco passos para reduzir o consumo de álcool nas festas de fim de ano
Conheça as alterações psiquiátricas causadas pelo álcool e pelas drogas