Clínica Geral

Saiba mais sobre insulinoma

Por Redação Doutíssima 15/03/2014
insulinoma

Insulinoma.

O insulinoma é um tumor no pâncreas que produz uma quantidade excessiva de insulina.

 

Causas

 

O pâncreas é um órgão que fica no abdômen e que produz várias enzimas e hormônios, incluindo o hormônio insulina. A insulina serve para reduzir o nível de açúcar (glicose) no sangue, contribuindo para que a glicose possa entrar nas células do nosso corpo.
Na maioria das vezes, quando o nível de açúcar no sangue cai muito, o pâncreas para de produzir insulina até que a quantidade de açúcar no sangue volte ao normal. Os tumores do pâncreas que produzem insulina em excesso que se chamam insulinomas continuam a fabricar insulina, mesmo que o seu nível de açúcar no sangue esteja muito baixo.
Altos níveis de insulina causam uma baixa de açúcar no sangue, o que chamamos de hipoglicemia. A hipoglicemia pode ser leve, levando a sintomas tais como ansiedade e fome. Ou então ela pode ser grave, resultando em convulsões, coma e até mesmo a morte.

 

Os insulinomas são tumores muito raros. Eles geralmente aparecem individualmente, com um tamanho pequeno e normalmente aparecem em adultos por volta dos 45 anos. Estes tumores são muito raros em crianças. A maioria das crianças com níveis elevados de insulina no sangue têm muitos campos de libertação de insulina hiperativa das células do pâncreas, em vez de um único tumor.

 

Mais de 90 % dos insulinomas são tumores não cancerígenos (benignos). Pessoas com a síndrome genética chamada neoplasia endócrina múltipla tipo I correm maior risco de ter insulinomas e outros tumores endócrinos.

 

Sintomas do insulinoma

Ansiedade;
Mudanças no comportamento;
A visão nublada;
Confusão;
Convulsões;
Tonturas;
Dores de cabeça;
Fome repentina;
Perda de consciência;
Aumento da frequência cardíaca;
Transpiração excessiva;
Tremores;
Ganho de peso;

 

insulinoma

Esquema mostrando a atuação do pâncreas no corpo humano.

 

Tratamento

A cirurgia é o tratamento mais recomendado para insulinoma. O tumor é encontrado pela primeira vez por meio de testes ou cirurgia.
Se houver um único tumor, ele será removido. No entanto, se existirem muitos tumores, uma parte do pâncreas deverá ser removida. Pelo menos 15% do pâncreas deve ser deixado para que ele possa produzir as suas enzimas. Isto pode impedir que o cirurgião remova o insulinoma junto.
Se nenhum tumor é encontrado durante os exames, ou se você não é um candidato para a cirurgia, você pode obter um medicamento chamado diazóxido que diminui a produção de insulina e evita a hipoglicemia. Um diurético é dado com este medicamento, para impedir que o corpo retenha líquidos.

 

No vídeo abaixo você pode saber um pouco mais sobre a insulina e a sua importância para o corgo humano.

 

Fórum de Discussão Doutíssma tem como objetivo propiciar o compartilhamento e troca de experiências entre os usuários, além de ser fonte para a busca de informações e esclarecimentos de dúvidas sobre: Saúde, Beleza, Fitness, Nutrição, Gravidez, Filhos e Psicologia.
Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Saiba qual é o melhor tratamento para hipoglicemia 

Como tratar a hipoglicemia

Hipoglicemia reativa: sintomas, causas e tratamento

Saiba o que pode causar hipoglicemia

Tudo o que você queria saber sobre diabetes gestacional

Os benefícios da canela contra o diabetes

Diabetes e alimentação: como manter-se saudável todos os dias