Com raízes peruanas, o amaranto se desenvolveu como um dos principais alimentos dos povos Incas e Astecas. Há milhares de anos, o grão era visto como um produto sagrado da terra, pois dele eram aproveitados as folhas, o caule e as sementes. Hoje, é cultivado especialmente na América Central e do Sul.
O grão é também considerado um pseudocereal, que pode crescer em terra árida e seca, onde normalmente outros cereais não conseguem sobreviver. Resistente, o amaranto oferece inúmeros benefícios à saúde, desde a prevenção de doenças até energia para o treino muscular. Descubra como aproveitá-lo na sua dieta.
Benefícios do amaranto vão além do cardápio
1. Controle da pressão
No amaranto estão presentes peptídeos, substâncias inibidoras das enzimas que elevam a pressão arterial. Dessa forma, pessoas que sofrem de hipertensão podem consumir o grão com a finalidade de controlar o problema. Além disso, a ingestão do grão previne acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio e doenças renais.
2. Auxílio no emagrecimento
Rico em fibras solúveis, o grão ajuda na perda de peso porque forma um gel dilatador do estômago, garantindo maior saciedade. Quando entra em contato com o líquido estomacal, o amaranto cria essa substância gelatinosa e contribui para que o intestino funcione melhor.
3. Energia para musculação
Na Universidade Estadual de Campinas, uma pesquisa constatou que o grão possui quantidades significativas de proteínas, que auxiliam na recuperação pós-treino. Ele repara as microlesões que acontecem no corpo através de um processo fisiológico natural, que induz à formação de novas células nos músculos.
4. Grão anticâncer
Em um estudo do Instituto para Pesquisas Científicas e Tecnológicas de San Luis Potosí, no México, os pesquisadores detectaram a presença de peptídeos no grão. Essa substância é um fragmento proteico, que impede o desenvolvimento de tumores.
Semelhante à lunasina da soja, o composto tem ação anticancerígena e age ainda mais rápido nas células. No entanto, a pesquisa ainda deve passar por testes humanos.
5. Combate o colesterol
O consumo do grão pode ajudar a manter as taxas de colesterol sob controle. Os testes para confirmar essa propriedade foram realizados primeiramente em pessoas saudáveis e animais.
Porém, ainda é preciso detectar qual o mecanismo que possibilita esse benefício. Em algumas pesquisas, as respostas apontam para as proteínas, as fibras e o ômega 3 do pseudocereal.
Como e quanto consumir o amaranto
Não existe uma medida exata para consumir o grão, mas em geral, os nutricionistas recomendam ingerir de duas a três colheres de sopa ao dia, ou 45 gramas.
É possível consumir o amaranto de diferentes formas, aproveitando nas receitas ou comendo in natura. A principal forma de ingestão é através de saladas ou cozidos, substituindo outros grãos, como feijão e arroz. Também é comum adicioná-lo em sopas. Na versão em flocos, é possível misturar em iogurtes, sucos, frutas e vitaminas.
Outra forma de consumo é como pipoca, colocando uma colher de sopa dos grãos em uma frigideira com óleo, tampando e esperando estourar. As pipocas têm aproximadamente dois milímetros de tamanho e conservam todas as propriedades e benefícios.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!