O útero infantil, chamado de hipogonadismo hipotrófico, é quando o útero não se desenvolve mantendo as mesmas medidas do útero na infância, devido a uma má formação. O corpo do útero tem a mesma medida ou uma medida muito próxima do colo do útero, quando o corpo do útero deveria ser maior.
Uma das maiores dúvidas sobre o útero infantil, é: Mas é possível engravidar? Sim é possível.A mulher com útero infantil pode engravidar se tiver ovários que produzam ovulação, pois pode acontecer fecundação. No entanto, se o tamanho do útero for muito reduzido pode haver aborto espontâneo porque o bebê não tem espaço para se desenvolver.
No caso da mulher com útero infantil e ovários que não produzem hormônios, ela não poderá engravidar naturalmente, necessitando de tratamento antes de engravidar
Antes de engravidar a mulher com útero infantil deve tratá-lo para preparar o útero para receber o bebê, senão pode ocorrer abortamento.
As causas possíveis do útero infantil estão relacionadas a disfunção ovariana ou problemas hormonais relacionados à hipófise que fazem com que os órgão reprodutores não se desenvolvam corretamente.
O diagnóstico do útero infantil é feito através do ultra-som pélvico ou transvaginal. Nesses exames observa-se que o corpo do útero tem a mesma medida ou uma medida muito próxima do colo do útero.
O útero infantil, pode ou não apresentar alguns sintomas que chamem atenção, como:
- Primeira menstruação tardia
- Órgãos sexuais pouco desenvolvidos
- Ausência de pêlos pubianos e nas axilas
- Mamas pouco desenvolvidas
- Volume do útero menor que 30cm na vida adulta
- Menstruação irregular
- Dificuldade em engravidar;
- Abortos espontâneos
Apresentado algum desses sintomas é necessário a procura de um ginecologista para que se o útero infantil seja diagnosticado, o paciente com acompanhamento médico possa dar inicio ao tratamento.
Como tratar o útero infantil
O tratamento deve ser feito assim que tomado conhecimento da doença, e para o tratamento do útero infantil medicamentos a base de hormônios são recomendados como forma mais eficaz de tratamento, para que ocorra o correto crescimento do útero, especialmente se a mulher tem outros problemas associados, como a hipofunção dos ovários.
Já quando o tratamento para útero infantil é feito pensando diretamente em uma gravidez, ele deve ser feito antes de tentar engravidar com a toma de remédios hormonais que facilitam a ovulação e provocam o aumento do tamanho do útero, preparando-o para receber o feto.
É importante que assim que qualquer paciente com útero infantil deseje engravidar, procure por um medico obstetra ou ginecologista , que acompanhe a gravidez antes e durante para realizar o tratamento e conseguir maiores chances de gravidez sem complicações.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Entenda a relação entre o câncer de colo de útero e o HPV
Corrimento vaginal: aprenda a descobrir quando o corrimento vaginal indica um problema de saúde
Saiba o que é endometriose, doença que atinge milhares de mulheres