Medicamentos

Problemas de crescimento? Saiba mais sobre o hormônio do crescimento no tratamento da baixa estatura

Por Redação Doutíssima 27/03/2014

A fase de crescimento do corpo humano começa na fecundação e termina perto dos vinte anos de idade. Seu término ocorre quando o processo de maturação dos sistemas e crescimento estatural se completam, dando início à fase adulta. Quando a criança apresenta um retardo no crescimento, os pais procuram frequentemente a ajuda médica. Existem diversos tratamentos para o crescimento, entre eles, o tratamento à base de hormônios: o GH, hormônio do crescimento. Saiba mais sobre ele:

 

O hormônio do crescimento

 

 

hormônio do crescimentoO tratamento feito através da prescrição do hormônio do crescimento, também nomeado de GH ou somatropina, é utilizado em pacientes que possuem uma carência ou deficiência do mesmo. Nestes casos, é preciso realizar uma pesquisa para verificar se existe a presença de uma eventual lesão na hipófise, glândula situada na base do cérebro, que tem como papel a produção do GH. Este tratamento é feito através de injeções subcutâneas diárias. Ele é praticamente indolor e costuma gerar bons resultados do crescimento. Pacientes que possuam deficiências do GH podem utilizar essa reposição durante suas vidas inteiras. Mesmo sendo um medicamento injetável, a somatropina costuma ser normalmente tolerado organismo da criança, graças à tecnologia das novas canetas ou aparelhos de aplicação.

 

“Quanto à baixa estatura constitucional infantil não relacionada à deficiência clássica do hormônio do crescimento: alguns estudos científicos bem conduzidos demonstraram que o uso do hormônio do crescimento, por um período que variou de 2 a 10 anos em crianças sem déficit desse hormônio, proporcionou um aumento na altura final em torno de 5 cm. Algumas crianças podem apresentar respostas normais aos testes provocativos de hormônio do crescimento, mas apresentam velocidade de crescimento muito baixa, sem resposta ao tratamento convencional. Nesses casos, se a criança tiver uma melhora do crescimento após uma prova terapêutica de 6 meses com o GH, o tratamento deve ser considerado”, explica Geraldo Santana, diretor clínico do Instituto Mineiro de Endocrinologia.

 

hormônio do crescimento

 

O sucesso do tratamento do crescimento depende dos três fatores a seguir:

  • Potencial genético;
  • Disciplina da criança e da família em seguir as orientações;
  • Época do início do tratamento.

 

“Como não é possível modificar o potencial genético da criança, temos que investir nos dois outros fatores. O tratamento da baixa estatura geralmente implica na adoção de vários novos hábitos como tempo de sono, atividade física, alimentação balanceada e, em alguns casos, uso de medicamentos. É necessário portanto que o paciente e a família estejam dispostos a essas mudanças, pois disso depende grande parte do sucesso do tratamento”, completa Geraldo.

 

Não perca o video a seguir falando sobre a deficiência de hormônio do crescimento no adulto:

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Primeiros meses de vida: crescimento físico e desenvolvimento psicomotor da criança

Formas criativas de registrar o crescimento do seu bebê

Como estimular a inteligência do seu bebê

9 Conselhos para estimular seu bebê a falar

Ajudando o bebê a falar

Dúvida do leitor: é possível aumentar o tamanho do pênis?

Hormônio do amor: conheça os efeitos positivos e negativos do hormônio oxitocina