A hipertensão arterial, mais conhecida por pressão alta, é uma doença que compromete o funcionamento de vários órgãos do corpo humano, como coração, rins e até o cérebro. Considera-se que uma pessoa é hipertensa se os níveis da pressão arterial forem iguais ou superiores a 14/9.
Estima-se que, no Brasil, mais de 20% da população e metade das pessoas acima dos 65 anos sofram deste mal. Embora menos recorrente do que nos adultos, a doença também pode aparecer na infância. Mas a boa notícia é que você pode adotar alguns hábitos saudáveis que ajudam a baixar a pressão.
A patologia é crônica, ou seja, não tem cura. No entanto, ela pode ser controlada, principalmente por aqueles que apresentam casos de hipertensão leve (14/9, por exemplo). Ou seja, com algum esforço e dedicação, qualquer pessoal consegue baixar a pressão, desde que siga alguns passos importantes.
Com a adoção de simples mudanças no estilo de vida, é possível contornar o problema e baixar a pressão arterial Apesar disto, muitos pacientes nem sempre conseguem atingir o objetivo proposto e precisam tomar medicação diariamente, até o fim da vida, para controlar a pressão arterial. Por isto, é importante fazer exames regulares para verificar como andam seus batimentos cardíacos.
Quem sofre de pressão alta não necessariamente é hipertenso, pois, para tal condição, é preciso permanecer com índices mais altos do que o normal. Qualquer pessoa está sujeita a uma variação na sua frequência cardíaca em algum momento, seja por um esforço físico ou por um episódio de estresse. Por isto, se faz necessário medir a pressão pelo menos uma vez por ano. Esta é a única maneira de estabelecer um diagnóstico precoce.
Boas práticas para baixar a pressão
Algumas atitudes podem ajudar não só a prevenir a doença como também controlar os níveis já elevados da pressão. Confira algumas dicas para contornar este problema de forma natural e saudável:
1 – Pratique atividades físicas regularmente, principalmente aeróbicas, como caminhadas, corridas e natação, que contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar. Mas cuide para não exagerar: antes de começar, procure um especialista.
2 – Mantenha uma dieta saudável. Inclua na sua alimentação muitas frutas, verduras e legumes.
3 – Evite bebidas alcoólicas, pois o álcool em grande quantidade tende a elevar a pressão. Procure cortar as bebidas da sua dieta ou consuma com muita moderação.
4 – Procure manter seu peso ideal, pois o sobrepeso dificulta o esforço do coração para conseguir bombear o sangue.
5 – Não deixe de tomar os remédios indicados pelo seu médico. Sair tomando medicamentos por conta própria é um risco alto para sua saúde, pois alguns podem elevar a pressão, como os anti-inflamatórios e os anticoncepcionais.
6 – Pare de fumar. O cigarro eleva a pressão imediatamente.
7 – Reduza o consumo de sal. Em excesso, ele eleva a retenção de líquidos, acarretando a hipertensão.
8 – Controle suas emoções, evitando o estresse. Ele aparece como resposta do organismo às sobrecargas físicas e emocionais, acarretando a hipertensão e doenças do coração.
9 – Faça exames médicos regularmente. Eles não só ajudam a identificar o problema no começo, como facilitam o tratamento.
10 – Realize a medição de sua pressão, no mínimo, uma vez por ano.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Poluição do ar favorece ataques cardíacos
Riscos cardíacos analisados através dos cabelos
Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco
Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)
Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos