Especialidades

Saiba quais são as doenças e maus hábitos que estão entre as causas da aterosclerose

Por Redação Doutíssima 17/04/2014

Principal característica das doenças cardiovasculares, a aterosclerose é um grande sinal de alerta. Entre as causas da aterosclerose, estão o consumo excessivo de produtos industrializados e a falta de atividades físicas.

Essa condição decorre da formação de placas de gordura, de cálcio e de outros elementos na parede das artérias do coração que, por consequência, provoca o estreitamento e enrijecimento das artérias, impedindo a passagem do sangue.

Na sequência a este processo, o coração recebe uma quantidade menor de oxigênio e nutrientes, comprometendo suas funções e possibilitando o surgimento de diversas doenças cardiovasculares, como infarto, morte súbita e acidentes vasculares cerebrais. As artérias mais acometidas pela doença são as artérias coronárias, a aorta, as artérias cerebrais e as artérias dos braços e das pernas.

causas da aterosclerose

A aterosclerose está relacionada à adoção de maus hábitos no dia a dia. Foto: Shutterstock

Causas da aterosclerose

Na maioria dos casos, a aterosclerose está relacionada à adoção de maus hábitos no dia a dia. Podem-se citar, entre as principais causas da aterosclerose, o consumo excessivo de alimentos industrializados, de bebidas alcoólicas e de cigarro, além da falta de atividades físicas e do sedentarismo. Estes são alguns fatores que aumentam a probabilidade de um indivíduo sofrer com a doença.

Estas condutas equivocadas modificam o LDL (Lipoproteína de Baixa Densidade), conhecido como “mau colesterol”, de forma a agredir os vasos sanguíneos. Como consequência deste ataque, gradativamente, ocorre o entupimento das artérias. Com o passar dos anos, a diâmetro do vaso diminui consideravelmente, podendo chegar à obstrução completa, restringindo o fluxo sanguíneo na região.

Além destes fatores, a diabete, a hipertensão, o estresse, a sífilis e a obesidade também aumentam a probabilidade de aterosclerose, que é mais frequente em idosos, principalmente do sexo masculino, com a possibilidade de atingir qualquer vaso sanguíneo.

Mas estas não são as únicas causas da aterosclerose. Uma pequena parte dos casos está associada a origens hereditárias. Alterações como a hipercolesterolemia familiar, por exemplo, fazem com que indivíduos da mesma família tenham o colesterol elevado desde jovens. Em casos como este, o acompanhamento médico é indispensável para detectar o acúmulo das placas de gordura de forma precoce.

Sintomas da aterosclerose

Entre os sintomas que podem surgir em decorrência da doença aterosclerótica estão a dilatação do vaso sanguíneo, que pode dar origem aos aneurismas, desconforto no peito, falta de ar e arritmia. Estes sinais também podem indicar uma possível angina ou infarto. A doença ainda pode trazer dores fortes nos braços e pernas, além da possibilidade de desenvolvimento de trombose.

As doenças passíveis de serem provocadas por aterosclerose podem ser diagnosticadas por meio de exames como eletrocardiograma, eco doppler, ultrassonografia doppler de carótidas ou arteriografia.

Tratamento

O tratamento a ser adotado para o enfrentamento da aterosclerose dependerá da gravidade da doença, podendo ser iniciado com importantes mudanças no estilo de vida – leia-se incluir a prática de exercícios na rotina, além do controle na alimentação. Também pode ser relevante para a melhora do quadro utilizar vasodilatadores, como a estatina, para evitar o estreitamento dos vasos. Caso este tratamento não alcance o benefício almejado, o médico poderá indicar a realização de uma cirurgia de desobstrução dos vasos sanguíneos.

Para o melhor resultado do tratamento, é de vital importância que se evite o álcool e o cigarro e se adote hábitos saudáveis, os quais terão atuação fundamental no controle da pressão arterial. Medidas como estas, que atuam justamente nas causas da aterosclerose, ajudam tanto na prevenção quanto no combate da doença.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Riscos cardíacos analisados ​​através dos cabelos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Coração artificial: uma alternativa à longa espera

Mantenha seu coração em forma