Clínica Geral

Será que houve erro médico? Veja dicas de como identificar falhas em diagnósticos e tratamentos

Por Redação Doutíssima 18/04/2014

A mídia tem denunciado inúmeros casos de erro médico nos últimos tempos. Alguns casos chocantes, outros inacreditáveis de tão básicos. A verdade é que muita gente sofre com erro médico e não sabe identificar nem como proceder quando passam por essa situação pessoalmente ou em sua família. 

erro médico

 

Como saber que houve erro médico?

 

Do ponto vista jurídico, na lei brasileira existem três tipos de erros médicos. São eles:

Imperícia: Derivado do latim “imperitia” de “imperitus” (ignorante, inábil, inexperiente). Uma imperícia ocorre quando um procedimento é realizado por um médico com falta de prática, experiência ou competência e conhecimento para realizar tal procedimento. Um exemplo são os diversos casos de cirurgias plásticas que são errado por serem realizadas por médicos que não são especialistas na área.

Negligência: Deriva do latim “negligentia”. Um caso de negligência médica ocorre quando há um descuido, desleixo, uma falta de atenção, preguiça, ou quando não é oferecido ao paciente os cuidados devidos para sua situação. Para exemplificar, todos conhecemos os casos em que são encontrados instrumentos cirúrgicos dentro de uma pessoa que passou por uma cirurgia, devido ao o médico ter esquecido de retirá-lo antes de fechar.

Imprudência: Derivado do latim “imprudentia” (falta de atenção, imprevidência, descuido). É considerado um caso de imprudência médica quando o médico assume os riscos de uma manobra perigosa, sem que exista amparo científico para essa decisão.

 

erro médicoEm geral, segundo o conselho federal de medicina (CFM), também pode-se considerar um caso de erro médico quando há um erro por parte do médico devido a ele se enganar, tomando tomar algo que é verdadeiro como falso e vice-versa. Segundo o CFM, isso ocorre devido ao crescente número de faculdades de medicina no brasil que oferecem estudos de baixa qualidade. Os médicos oriundos dessas faculdades são médicos pouco experientes e com pouco conhecimento de medicina.

É verdade que a maioria dos casos de erro médico denunciados no Brasil são ligados à área da cirurgia plástica. Porém, é importante lembrar que nem sempre quando um procedimento cirúrgico não atinge o resultado esperado, está configurado um erro médico.

 

Como agir em caso de erro médico?

 

Se após passar por um procedimento como uma cirurgia ou um exame médico seguido de diagnóstico, caso haja dúvida sobre o resultado e o paciente suspeite de um erro médico, é aconselhável primeiramente consultar-se com outro médico para ter sua opinião e fazer novos testes para checar se os resultados são iguais. Caso seja detectado um erro médico, além dos cuidados médicos que a pessoa precise ter para reparar os erros, a família deve contactar um advogado e o conselho regional de medicina de seu estado, para denunciar o caso.

Em casos cirúrgicos, sempre é recomendado checar se seu médico é devidamente competente para tal e saber com ele todos os riscos antes de passar pelo procedimento. Assim evita-se os sustos do pós-operatório.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Cirurgia plástica: médico explica a responsabilidade do cirurgião plástico

Médico explica o uso do botox no tratamento de suor excessivo

Médico responde sobre tratamento com peeling

Médico mostra o que provoca os problemas intestinais e digestivos e como evitar

Os médicos conseguem diagnosticar a depressão?

Máfia da Doença: a quimioterapia mata mais do que o câncer, denuncia médico

Polêmica: por que a vinda dos médicos estrangeiros causou tanta polêmica no Brasil?