Dor no corpo é um sinal de que algo não está bem. O organismo alerta, através do sistema nervoso, que sua saúde pode estar comprometida.
Segundo o National Institute of Neurological Disorders and Stroke, dos Estados Unidos, dor no corpo indica que há a necessidade de algum medicamento ou de uma visita ao médico. No seu pior, ela incomoda tanto que interfere no trabalho, prejudica o bem-estar e tem um impacto negativo na qualidade de vida.
Apesar de se ter um conceito e a maioria da população saber o que é sentir dor, ela varia de pessoa para pessoa – mesmo em casos de doenças e machucados similares. Em algumas ocasiões, a sensação é tão debilitante que causa muito sofrimento físico e compromete a saúde emocional.
Dor no corpo: crônica ou aguda?
A medicina divide a dor no corpo ou em qualquer parte do organismo em dois tipos, aguda e crônica.
Dor aguda costuma vir de uma doença, machucado ou inflamação. Ela aparece de uma hora para a outra e causa ansiedade e estresse emocional. Quando muito intensa é limitadora, mas geralmente vai embora assim que a causa é tratada.
Já a dor crônica tem sua progressão comparada ao diabetes, chega devagar e vai piorando com o tempo se não é tratada. A natureza desse tipo de desconforto é persistir e apresentar dificuldade de tratamento ou melhora.
Dor no corpo: saiba quais você não deve ignorar
Algumas dores são mais preocupantes que outras porque podem indicar problemas que colocam a saúde em risco. Ao menor sinal de qualquer uma dessas, visite um médico.
1. Dor de cabeça muito forte e/ou persistente
Pode ser apenas uma dor de cabeça, mas também há chances de que seja uma hemorragia, coágulo, aneurisma ou tumor no cérebro.
2. Dor no peito
Essa dor no corpo pode ser um sinal de pneumonia, ataque cardíaco ou outros problemas envolvendo o coração. Se for problema cardiovascular, a dor costuma se assemelhar a uma pressão muito forte que pode atingir todo o peito, pescoço e ombro esquerdo.
3. Dor abdominal muito forte
Se você nunca teve que retirar o apêndice, pode ser uma apendicite. Problemas da vesícula, no pâncreas, úlceras e obstrução intestinal também são capazes de causar muito desconforto na região.
4. Dor intensa na perna, principalmente na panturrilha ou canela
A trombose venosa profunda, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, é a formação de coágulos nas veias que levam o sangue de volta para o coração. Os coágulos podem acontecer nas veias das pernas, causando inchaço e dor no local.
5. Formigamento, queimação ou dormência nas pernas
Esses tipos de dor no corpo são indicação de má circulação, provavelmente causada pelo diabetes. Em alguns casos, esse desconforto também está relacionado a danos nos nervos.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!