Especialidades

Saiba como identificar o ataque cardíaco fulminante e o que fazer para salvar a vida

Por Redação Doutíssima 30/04/2014

Quando uma pessoa sofre um ataque cardíaco fulminante, trata-se de um quadro de emergência médica de alta prioridade e ela precisa receber atendimento médico imediato. Caso contrário, a chance de sobrevida é praticamente nula.

O ataque cardíaco fulminante está entre as principais causas de morte em todo o mundo.  Por isto, é preciso estar atento aos seus sinais para saber identificar quando alguém estiver prestar a infartar. Isto permitirá proceder de forma imediata e eficiente, sendo esta a medida que definirá a chance de sobrevivência, ou não, da vítima.

ataque cardíaco fulminante

Sinais para reconhecimento de um ataque do coração variam de pessoa para pessoa. Foto: Shutterstock

Saber reconhecer os sintomas ligados a um ataque cardíaco fulminante é o primeiro passo para poder salvar uma vida. Geralmente, ele se apresenta por meio de uma dor muito forte no peito, estando frequentemente associados a uma sensação de morte iminente, suores frios, palidez, náuseas e vômitos.

Sintomas do ataque cardíaco fulminante

Os sinais para o reconhecimento de um ataque do coração variam de pessoa para pessoa. O mais comum deles é mesmo o desconforto na região do peito, mesmo que o sintoma não seja recorrente em todas as pessoas próximas de sofrer um infarto. No entanto, em razão de ela não ser uma dor esmagadora no peito, por vezes, pode ser confundida com uma pequena indigestão.

Outro sinal que pode indicar um ataque cardíaco fulminante são as dores na parte superior do corpo. Ela pode surgir na forma de uma pressão incomum atrás dos ouvidos, junto com uma pressão na nuca. O aparecimento de fortes dores em diferentes partes do corpo de forma simultânea pode indicar que um ataque está próximo.

É preciso observar qualquer sintoma diferente ou incomum no corpo, como dores no peito, atrás do pescoço, nos ombros ou nos braços, no cotovelo, no queixo, na garganta e, até mesmo, nos lóbulos das orelhas. Se eles aparecem sem nenhuma causa aparente, ou pioram durante o exercício físico, não passam nunca ou se vão e voltam, o quadro pode estar se confirmando.

Dores no estômago, náuseas, falta de ar, formigamento nas mãos e sintomas característicos de gripe também podem ser indicativos de um ataque cardíaco fulminante, o qual, em muitos casos, acomete pessoas que nunca sofreram de problemas do coração.

Como proceder

Devido à forma abrupta como ele acontece, o ataque cardíaco fulminante pode levar à morte em poucos minutos, caso a vítima não seja prontamente diagnosticada e socorrida. Em quase metade dos casos, elas morrem antes mesmo de chegarem ao hospital, sendo que este percentual poderia ser reduzido para 10% se os pacientes conseguissem adentrar em um local com estrutura adequada e recebessem atendimento com todos os recursos tecnológicos disponíveis.

Cada segundo no pronto atendimento de uma pessoa que sofreu um ataque cardíaco fulminante conta. Por isto, a ajuda deve ser imediata, podendo ser realizada por meio de atendimento especializado, quando disponível, ou pelo serviço médico mais próximo.

No caso de se ter alguma doença cardíaca, é fundamental seguir as recomendações médicas. Em caso de alguma dor suspeita, procure imediatamente o centro médico de referência para atendimento rápido.

 

https://www.youtube.com/watch?v=sEY_kS4fb-g

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas