A micropigmentação é uma técnica já antiga. Também conhecida como maquiagem definitiva, auxilia no realce dos traços do rosto e disfarça as imperfeições, também sendo utilizada como micropigmentação de sobrancelhas.
A opção pela micropigmentação de sobrancelhas
Com o passar dos anos, as expressões faciais e modelagens mal realizadas acabam mudando o formato natural das sobrancelhas, o que compromete a autoestima. A perda ou falha nas sobrancelhas é muito comum, pois está associada ao estresse e a distúrbios hormonais. Assim, a micropigmentação de sobrancelhas surge como um dos procedimentos preferidos das mulheres.
Indicações da micropigmentação de sobrancelhas
Vários são os recursos para a correção dos pelos da sobrancelha. Muitas mulheres utilizam a maquiagem tradicional para o preenchimento, porém, os cuidados devem ser redobrados para que ocorra uma simetria perfeita no traço.
Este procedimento leva tempo e, com a correria do dia a dia, faz com que uma solução permanente seja adotada para acordar linda todos os dias. A micropigmentação para sobrancelhas é indicada principalmente para quem possui problemas de simetria, diferença no comprimento ou muitas falhas.
Cuidados na micropigmentação de sobrancelhas
A técnica deve ser feita por um profissional especializado em design de sobrancelhas e que tenha conhecimentos ligados à técnica e à aplicação. Um bom profissional irá buscar o formato natural das sobrancelhas, acompanhando os traços do rosto, buscado harmonizar os olhos e a face. Lembre-se que algumas diferenças na simetria dos pelos deixam o rosto com uma aparência triste e envelhecida.
A micropigmentação de sobrancelhas,nos dias de hoje, é um procedimento seguro, já que as agulhas e o pigmento foram desenvolvidos para que o resultado seja mais suave e delicado. Antes, algumas marcas da maquiagem definitiva eram irreversíveis, já que atingiam a terceira camada da pele, assim como a tatuagem.
Como é feita a micropigmentação de sobrancelhas
Na micropigmentação das sobrancelhas é usado um aparelho chamado demógrafo, que tem a sua disposição pigmentos naturais de várias cores, garantindo o efeito natural em qualquer tonalidade de rosto.
A micropigmentação de sobrancelhas é praticamente indolor, já que atinge somente as camadas mais superficiais da pele e usam-se cremes anestésicos antes da sessão, que dura em média uma hora e meia.
No início, a cor das sobrancelhas pode ficar um pouco mais escura e criar uma casca no local, estágio em que é importante não arrancá-la, deixando com que caia naturalmente – isso leva em torno de uma ou duas semanas.
O desbotamento pode ocorrer de nove meses a dois anos, dependendo dos cuidados que a pessoa dispensa diariamente à pele e a sua exposição ao sol. Quem tem pele oleosa ou faz o uso de cosméticos à base de ácido pode perder mais rápido a pigmentação.
Dicas para a micropigmentação de sobrancelhas
Para evitar o desbotamento precoce, deve-se ter atenção aos cuidados após a micropigmentação de sobrancelhas. Estes cuidados devem ser redobrados na primeira semana após a sessão. Confira algumas dicas:
1. Higienize bem as mãos antes da limpeza da área, que deve ser feita com soro fisiológico;
2. Evite a exposição solar até que a área esteja totalmente cicatrizada;
3. Não use maquiagem ou outros produtos;
4. Não force a descamação;
5. A cor pode ficar um pouco mais escura nos primeiros dias, mas não se preocupe, pois em até 40 dias há mudanças na cor.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Como fazer limpeza de rosto caseira
Estresse pode causar acne saiba mais
Quais são os melhores exercícios para gravidez
Tratamento: como remover manchas de pele
Como cuidar da pele e controlar os desejos durante a gravidez?