Dica do Dermatologista > Pele

Saiba como rejuvenescer dia após dia: desenvolva uma rotina de cuidados!

Por Redação Doutíssima 01/06/2014

Com a rotina estressante e o acúmulo de problemas, seja no ambiente familiar ou profissional, as pessoas tendem a cuidar menos de si próprias, o que gera consequências também à aparência da pele, que adquire um aspecto envelhecido, como quando é tomada por rugas e manchas.

Dessa forma, a dúvida não é mais por que, mas sim como rejuvenescer dia após dia. Trata-se de uma necessidade e de uma busca que começa, geralmente, pelo consultório dermatológico.

Rejuvenescer implica em cuidar mais de si, renovando a pele e removendo manchas. Foto: Shutterstock

Rejuvenescer implica em cuidar mais de si, renovando a pele e removendo manchas. Foto: Shutterstock

Quem deseja aprender como rejuvenescer dia após dia, tem alguns caminhos a seguir: pode começar pela adoção de hábitos saudáveis, especialmente relacionados à alimentação, ou aderir a tratamentos indicados pelo dermatologista.

A escolha geralmente depende do estágio em que cada pessoa se encontra e de como rejuvenescer dia após dia tornou-se urgente: se exige uma atitude reativa ou um cuidado inicialmente preventivo.

Saiba como rejuvenescer dia após dia

Se você se convencer de que é chegada a hora de saber como rejuvenescer dia após dia, pense nos seus hábitos de vida e na forma como se alimenta. Costuma comer com pressa e sem dar atenção ao que está no prato? Sabia que isto trará, inevitavelmente, consequências à saúde da sua pele?

Busque reagir enquanto há tempo e insira em seu cardápio as frutas, os legumes e as verduras. Mas atenção: é importante que estes alimentos sejam consumidos todos os dias e não apenas eventualmente.

Também tempere sua salada com azeite de oliva extra-virgem e dê preferência para as carnes brancas, como peixe e frango, que são mais saudáveis. Opte por uma alimentação colorida, substitua todos os alimentos feitos com farinha de trigo branca pela farinha do tipo integral e, ainda, escolha laticínios desnatados. Por fim, mais uma dica de alimentação: coma duas castanhas do Pará no seu café da manhã.

Máscara caseira

Utilize o poder dos alimentos não apenas para comer, mas para aplicá-los sobre a sua pele. A máscara caseira de mamão, mel e cenoura é mais uma dica sobre como rejuvenescer dia após dia.

Para fazer, use três colheres de mamão, uma colher de mel e uma cenoura ralada. Misture todos os ingredientes até formar uma pasta. Em seguida, aplique-a como uma máscara sobre o rosto, deixando que ela faça efeito por cerca de 20 minutos. Para retirá-la, use água morna e um pedaço de algodão.

Você pode, ainda, utilizar uma colher de açúcar para transformar a receita em uma esfoliação caseira, lembrando que o mel e o mamão hidratam a pele, enquanto a cenoura deixa o tecido cutâneo mais bonito, sedoso e macio.

Tecnologia para rejuvenescer

A dermatologia pode lhe mostrar o caminho sobre como rejuvenescer dia após dia, inclusive fazendo uso de tecnologias de última geração. É o caso dos equipamentos a laser que vêm modificando os conceitos de rejuvenescimento.

Sua utilização renova a pele e melhora a sua textura, suavizando rugas e removendo manchas. Ainda que seja recente, a aplicação do laser evoluiu muito rápido, a ponto de já existirem diferentes tipos no mercado, criando possibilidades de escolha para pacientes e dermatologistas.

Os aparelhos mais modernos promovem um tipo de agressão potente sobre a pele, mas calculada. Ou seja, atingem pontos microscópicos da pele dentro da área de tratamento, estimulando a remodelação das fibras de colágeno, reduzindo cicatrizes e dando maior resistência à pele.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

5 Dicas para escolher o protetor solar corretamente

Base com protetor solar e protetor com cor de base: qual a diferença?

Proteção para a pele: veja dicas importantes sobre o uso de protetor solar

Sol e vitamina D: aliados naturais da sua saúde

Como tomar sol no verão sem estragar a pele

Conheça os perigos de usar óculos de sol falsificados

Como escolher os óculos de sol que combinam com o seu rosto