Dica do Dermatologista

Manchas escuras nas pernas: causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 17/03/2014

Manchas escuras que aparecem na pele podem estar relacionadas com uma grande variedade de diagnósticos, que vão desde uma simples alergia facilmente contornável até princípio de câncer de pele. Tudo depende de uma série de fatores como tamanho e tonalidade das manchas. Muitas delas são comuns durante o verão, quando estamos expostos à grandes intensidades de raios ultravioletas.

 

 manchas escuras

  

Cuidados simples ajudam a evitar as manchas escuras, como o uso de protetor solar constante e evitar o sol em determinadas horas do dia. Já no inverno, as manchas podem aparecer por conta do alto ressecamento da pele e à falta de vitaminas. Se esse for o caso, pomadas e hidratantes – desde que receitados por um médico dermatologista – podem ajudar a resolver o problema.

  

Causas das manchas escuras nas pernas

 

Alteração hormonal ou alergias

Um grande número das manchas escuras que aparecem em nossa pele é causado pela distribuição irregular de melanina, o pigmento responsável pela coloração. Isso pode ser causado sobretudo por alterações hormonais em nosso organismo. Mulheres grávidas, por exemplo, estão constantemente expostas a verdadeiras turbulências hormonais que podem influenciar na produção de melanina. A falta do pigmento também pode estar relacionada com o uso de medicamentos específicos (como os anti-histamínicos e alguns antibióticos), ou mesmo produtos de beleza que provocam alergia em certas pessoas. 

 

pílula

Alterações hormonais causadas por contraceptivos podem provocar manchas na pele

 

Exposição à raios ultravioletas

A contínua exposição à ação de raios ultravioletas contribui perigosamente para o aparecimento de manchas escuras em nossa pele. Geralmente, as manchas têm origem na perna, região mais exposta ao tomar sol em excesso. A radiação solar na pele possui um efeito cumulativo. Isso quer dizer que os danos provocados pelas manchas podem se manifestar muito tempo depois. As principais recomendações são o uso constante do filtro solar, preferencialmente 30 minutos antes de tomar sol. Outra medida é evitar os horários de maior incidência da radiação solar, sobretudo os raios ultra-violetas B, que têm maior intensidade das 10h às 16 horas.

 

pernas ao sol

A exposição ao sol também pode causar manchas

 

Irritação ou hiperpigmentação

A região que envolve a coxa e a virilha sofre mais atrito que as demais partes da perna, o que pode gerar manchas. Geralmente, elas são provocadas por irritação ou hiperpigmentação. A camada espessa e escura da mancha pode ser efeito da depilação com lâminas ou mesmo ser proveniente de assaduras causadas pelo atrito entre as coxas. Apesar do desconforto, esse tipo de mancha tende a ser mais fácil de tratar. Cremes e hidratantes ajudam. O ideal é procurar usar roupas mais leves e menos coladas ao corpo, preferencialmente as feitas com 100% algodão. No caso das mulheres, prefira depilação com cera ou a laser, caso sua pele não se adapte à depilação com lâmina.

 

Úlcera de perna

As chamadas úlceras de perna localizam-se geralmente na parte dos tornozelos ou na região inferior das pernas e pés. Elas são causadas por doenças venosas, neurovasculares ou arteriais, como as varizes, a hipertensão arterial e o diabetes. A maior parte dos casos começa com um inchaço na perna seguido de manchas escuras. Pouco a pouco, a elasticidade da pele vai perdendo força e ficando mais rígida até a formação de úlceras. Além das manchas, é comum sentir cansaço, coceira nas áreas inflamadas e sensação de perna pesada. Nesse caso, é preciso procurar um médico que faz o diagnóstico por exame clínico.

 

 

limão

Usado em pequenas doses, o limão auxilia no combate às manchas

 

Tratamentos caseiros para remover manchas escuras nas pernas

 

Vinagre: O vinagre tem tratado muitas doenças ao longo dos anos e também pode ajudar com as manchas escuras. Misture vinagre com o suco de uma cebola e aplique nas manchas escuras em sua pele. Para fazer a mistura, bata no liquidificador ou pique a cebola bem fininha. Esprema o suco e misture à mesma quantidade de vinagre de maçã. Aplique com uma bola de algodão na área afetada. Você também pode tomar algumas colheres de sopa de vinagre de maçã misturado com água duas vezes ao dia. Beba a mistura para atenuar as manchas da idade ou de exposição ao sol e ganhar energia adicional.

 

Aloe Vera: A aloe vera pode ajudar a minimizar manchas escuras nas pernas. Aplique a aloe vera algumas vezes ao dia nas manchas. Ao aplicar regularmente, as manchas devem ser atenuadas e a sua pele começará a ficar mais macia e saudável. Procure também aloe vera em forma de suco para beber.

 

Suco de limão: Aplicar suco de limão algumas vezes ao dia nas manchas também pode ajudar a atenuá-las. Esfregue o limão diretamente sobre as manchas ou aplique um pouco de suco de limão sobre elas com um cotonete. Esse método pode demorar alguns meses para funcionar, mas se provará eficaz quando as manchas tiverem desaparecido.

 

 

Não deixe de assistir o vídeo abaixo sobre os tipos de manchas de pele:

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!