Saúde Mental

Como lidar com a frustração? Veja dicas para seguir em frente

Por Redação Doutíssima 12/07/2014

A frustração é um sentimento, uma emoção que ocorre quando algo que era esperado não acontece, deixando a pessoa triste e angustiada. No entanto, na sua forma mais grave, a frustração pode ser generalizada, ou seja, a pessoa se decepciona por qualquer motivo e vive em constante amargura.

Frustração pode dar início à mudanças

O que nem todos compreendem é que, apesar de ser momentaneamente ruim, a frustração é um fator fundamental para alcançar o sucesso, seja no trabalho ou na vida pessoal. Só não é assim, na realidade, em casos nos quais a frustração é generalizada.

frustracao

Frustração é fundamental para alcançar sucesso no trabalho e na vida pessoal. Foto: Shutterstock

Como vencer a frustração

No dia a dia, é comum o ser humano se sentir frustrado sem saber a razão. Ainda que a frustração seja um sentimento normal, a maneira como ela é enfrentada é que faz com que seu curso ganhe relevância, ou não.

O mais importante nestes casos é saber quais são as limitações de cada um e até onde se pode conseguir aquilo a que o indivíduo está se propondo. Reconhecer os limites e saber que existem obstáculos que não dependem da pessoa é fundamental.

Aceitando a frustração

O segundo passo é aceitar a frustração, sem inventar desculpas. A pessoa deve entender a realidade, no entanto, deve evitar ficar pensando sem parar na situação que lhe deixou frustrado. Este tipo de postura não irá mudar a situação. O correto é seguir em frente e esquecer o que não deu certo, buscando modificar apenas o futuro, já que o passado não tem volta.

Para lidar com a frustração, é importante contar com os parentes e os amigos mais próximos. Procure falar com estas pessoas, dizendo a elas como se sente diante de uma situação que lhe tenha causado frustração. Eles lhe oferecerão apoio e, talvez, lhe apresentem aspectos que você não tinha considerado.

Outro fator muito importante para saber lidar com uma frustração é ter flexibilidade. Quando temos objetivos, desejos e expectativas, devemos levar em consideração os diversos rumos que a vida pode tomar.

Por mais otimistas que devemos ser, temos que estar sempre preparados para as diferentes situações negativas que podem surgir, não podendo focar em uma só opção. Não coloque muita expectativa em uma situação, pois, fazendo isso, você está indiretamente se tornando vulnerável ao sentimento de frustração.

Driblar a frustração é aprender com os erros

Contra a frustração, procure aprender com os seus erros. Não se culpe pelo que aconteceu de errado, pelo contrário, aprenda com a experiência e tente tirar o melhor proveito da situação. Este tipo de postura é importante para não cair novamente no mesmo erro.

Quando algo der errado e a frustração surgir, não coloque a culpa em outra pessoa, pois isto é um ato de covardia. Devemos aprender que as nossas falhas são um caminho para a aprendizagem e crescimento pessoal. Tanto as pessoas, quanto as situações, sempre possuem algo de bom a nos oferecer. Se não conseguir perceber nada de bom, pense no aprendizado.

Se você acha que precisa de ajuda para lidar com a frustração, consulte um especialista. Leia bons livros, veja vídeos e filmes que lhe inspirem. É importante aprender a controlar os estados mentais e direcionar a mente para o que deseja, lembrando eu cada um de nós é o único responsável pela forma como se sente, em qualquer situação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

O Brasil na Copa: 5 dicas de como superar um trauma

Musicoterapia desperta emoções. Conheça as indicações da técnica

Motivação é importante para seu sucesso profissional. Veja 8 dicas

Saiba como usar a inteligência emocional para ser mais feliz

Psicólogo explica: como melhorar a auto-estima após uma rejeição amorosa

Às vezes não é fácil: saiba como lidar com cantadas nas ruas

Atenção: mesmo os distúrbios leves de sono podem causar depressão

Difícil, mas possível! Saiba como sobreviver morando sozinha

Sabotador: conheça o grande vilão que te impede de alcançar suas metas