Relacionamento > Saúde Mental

Fobia social: entenda o que leva as pessoas a terem medo de ser avaliado pelos outros

Por Redação Doutíssima 13/04/2014

Muitas pessoas ficam nervosas ou inseguras ocasionalmente, como ao dar uma palestra ou durante uma entrevista para um novo emprego. Mas a ansiedade social, ou fobia social, é mais do que a timidez e nervos ocasionais.

Com a fobia social, o seu medo de envergonhar a si mesmo é tão intenso que você evita situações que podem desencadear momentos embaraçosos. Mas não importa o quão tímido você pode ser e nem o quão ruim podem ser as borboletas no estômago, você pode aprender a sentir-se confortável em situações sociais da vida.

fobia social

O que é a fobia social?

O transtorno de ansiedade social, também conhecido como fobia social, envolve medo intenso de certas situações, especialmente situações sociais que não são familiares, ou situações em que você se sente visto e avaliado por outros.

Estas situações sociais podem ser tão assustadoras que você fica ansioso só de pensar sobre elas ou não mede esforços para evitá-las.

A fobia social subjacente é o medo de ser examinado, julgado ou envergonhado em público. Você pode estar com medo de que as pessoas vão pensar mal de você ou que você não vai medir-se em comparação com os outros. E mesmo que você perceba que seus medos são um pouco irracional e exagerado, você ainda não consegue deixar de se sentir ansioso.

Embora pareça que não há nada que você possa fazer para melhorar os sintomas da fobia social, na realidade, há muitas coisas que podem ajudar. Começando pela compreensão do problema.

Sintomas

Só porque você às vezes fica nervoso em situações sociais não significa que você sofre de fobia social. Muitas pessoas têm vergonha, pelo menos de vez em quando, no entanto isso não atrapalha suas atividades diárias. A fobia social, por outro lado, não interfere com sua rotina normal e causa enorme sofrimento.

Por exemplo, é perfeitamente normal obter nervosismo antes de realizar um discurso ou uma apresentação. Mas quando você possui fobia social, você se preocupa com isso por semana antes do tempo, arranja desculpas de doenças para não ir, ou começa a tremer tanto durante o discurso que você mal consegue falar.

fobia social

 

Sintomas emocionais

 

  • Insegurança e ansiedade em situações sociais cotidianas excessiva.
  • Preocupação intensa por dias, semanas ou mesmo meses antes de uma situação social próxima.
  • Medo extremo de estar sendo observado ou julgado por outras pessoas, especialmente as pessoas que você não conhece.
  • Medo de que você vai agir de forma vergonhosa ou humilhante.
  • Medo de que o outros vão perceber que você está nervoso.

 

Sintomas físicos

 

  • Rosto vermelho
  • Falta de ar
  • Dor de estômago, náuseas
  • Tremer ou agitação ( incluindo voz trêmula)
  • Coração acelerado ou aperto no peito
  • Flashes de suor e calor
  • Tonturas e desmaios

 

A causa é , provavelmente uma combinação de fatores genéticos que o torna mais propenso a esta condição, e más experiências quando criança. Em um estudo sobre a metade das pessoas afetadas, a fobia social começou depois de uma experiência embaraçosa memorável. A outra metade disse que ela estafe sempre presente desde que podia se lembrar.

Não se sabe muito sobre o progresso natural da condição. No entanto, com o tratamento, há uma boa chance de que os sintomas podem ser melhorados. Sem tratamento, a fobia social pode ser associada com a depressão mais tarde.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Veja alguns sintomas de que você sofre de ansiedade

Alimentos que influenciam a ansiedade

Fobia social na adolescência: a importância de um diagnóstico precoce

4 passos mágicos para dominar a ansiedade

Realidade virtual ajuda a reduzir transtorno de ansiedade

Como controlar o nervosismo

Por que a ansiedade faz engordar?