Especialidades

Conheça 6 alimentos que ajudam a combater a hipertensão

Por Redação Doutíssima 26/04/2015

Popularmente chamada de pressão alta, a hipertensão é uma doença que ocorre quando os vasos em que o sangue circula se contraem. A estimativa é de que ela atinja uma em cada quatro pessoas adultas. Não por acaso, é uma das maiores causas de morte no mundo.

 

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), a proporção de hipertensos cresce de acordo com a faixa etária. Se a taxa é de apenas 2,8% entre os jovens (18 a 29 anos), ela chega a 55% quando se trata da população idosa (75 anos ou mais).

hipertensao

Aveia, azeite e chia são alimentos que podem ajudar no combate à pressão alta. Foto: iStock, Getty Images

Embora a hipertensão não tenha cura, há alguns meios de impedir que ela gere complicações. Na prevenção e controle, uma dieta adequada pode ser uma aliada poderosa.

Aliados à alimentação, a prática de exercícios físicos  e a diminuição no consumo de bebidas alcoólicas e do cigarro podem fazer com que a hipertensão permaneça controlada.

6 alimentos para combater a hipertensão

Com  a aproximação de 26 de abril, Dia Mundial da Hipertensão, vale a pena conferir quais alimentos podem ajudar a combater os riscos da pressão alta.

1. Aveia

Por se tratar de um carboidrato rico em fibras, vitaminas e minerais, o acréscimo da aveia na alimentação é dica sempre presente. Para os hipertensos, sua principal função é a diminuição nos níveis de glicose, o que ajuda a emagrecer.

hipertensão

Aveia colabora na diminuição nos níveis de glicose. Foto: iStock, Getty Images

2. Azeite de oliva

Estudo financiado pela British Heart Foundation mostra que o consumo de azeite de oliva auxilia na redução da pressão. A resposta está nos ácidos-graxos presentes no alimento, que induzem a vasodilatação, ao inibirem a presença da enzima epóxido hidrolase solúvel.

3. Grãos de chia

Trata-se de um alimento leve que, no entanto, cria rápida sensação de saciedade. Além de conter componentes como ferro e fibras, ele é rico em Ômega 3, que ajuda na boa circulação sanguínea.

4. Espinafre

Mais do que evitar o sódio, também vale a pena investir em alimentos capazes de diminuir os níveis de sal presentes no corpo, através da ingestão de potássio. Ao comprar o espinafre, dê preferência a folhas com tons mais escuros de verde.

hipertensão

Espinafre ajuda a diminuir os níveis de sal presentes no corpo. Foto: iStock, Getty Images

5. Mirtilo

Sua indicação se dá por conta da alta concentração de antocianinas, pigmento que proporciona aos alimentos coloração que vai do roxo ao vermelho. Seu segredo está no efeito antioxidante, que ajuda a afastar problemas cardíacos.

6. Leite

O cálcio presente no leite também auxilia a eliminação o sódio e, assim, faz com que a pressão sanguínea diminua. No entanto, prefira aqueles identificados como desnatados, que possuem menos gordura.

hipertensao

 

Alimentação: chave para barrar a hipertensão

Além do consumo de alguns alimentos específicos, combater a pressão alta exige outros cuidados na rotina alimentar. A Sociedade Brasileira de Hipertensão dá algumas dicas de quais passos devem ser seguidos:

1. Refeições

Faça de cinco a seis refeições por dia e não pule nenhuma delas, isso evita que você coma em excesso em um único momento.

2. Sódio

Evite o sal e temperos prontos. Em vez deles, prefira utilizar ervas e especiarias para dar sabor à comida.

hipertensão

Evite colocar sal e temperos prontos na comida. Foto: iStock, Getty Images

3. Gordura

Diminua a quantidade de gordura que você consome. Isso vale para frituras, alimentos industrializados e mesmo a manteiga.

4. Açúcar

Consuma com moderação os alimentos que possuem açúcar.

5. Variedade

Dê espaço para verduras, legumes e frutas, eles ajudam a criar uma rotina alimentar mais saudável.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!