Exercícios > Fitness

Aprenda como perder barriga em pouco tempo

Por Redação Doutíssima 06/05/2013

Muitas vezes, a dieta e os exercícios não são suficientes para conquistar o abdômen sequinho. Na verdade, a melhor forma de aprender como perder barriga é rever todos seus hábitos e verificar se não há atitudes boicotando esse objetivo. Confira abaixo como se planejar para perder peso e barriga em pouco tempo – e com saúde.

Por que é tão difícil perder a gordura da barriga?

Perder gordura na barriga pode ser muito mais difícil do que em outras áreas do seu corpo. Certamente você já deve ter notado que quando faz uma dieta para eliminar peso a parte superior do corpo diminui, mas a barriga permanece praticamente a mesma.

A gordura extra no abdômen pode levar a problemas respiratórios e de saúde em geral. É muito importante reduzir a quantidade de gordura nessa área. Mas afinal, por que essa tarefa às vezes é tão difícil?

Como perder barriga

Perder barriga exige esforço, dedicação e planejamento. Foto: iStock, Getty Images

O corpo humano dispõe de duas formas para eliminá-la: lipólise e oxidação de ácidos graxos. A lipólise ocorre quando o corpo libera energia a partir de suas reservas de gordura no sangue. A oxidação ocorre quando as células usam essas moléculas como combustível.

Acontece que as células de gordura possuem locais de recepção, mas nem todos eles são iguais. Por exemplo, os receptores betas irão acelerar a lipólise, enquanto os receptores alfas irão impedi-la. Em resumo, as células de gordura que possuem mais alfa-2 serão mais difíceis de queimar do que aquelas células que possuem receptores beta-3.

Justamente por isso você tende a perceber que é mais fácil perder peso em áreas como ombros, rosto, braços e pernas – é onde costumam localizar-se as células de gordura beta-3. Em compensação, áreas como barriga, coxas e quadris geralmente possuem mais receptores alfa-2.

Não bastasse isso, a missão fica ainda mais difícil à medida que os anos passam. É que as alterações hormonais, o processo de envelhecimento, a pré-menopausa e a própria menopausa podem afetar a gordura da barriga. A gravidez e o parto também são capazes de mudar a forma dos músculos abdominais.

Como perder barriga mais rápido

Quer acelerar o processo de queima de gordura na barriga? É possível usar alguns truques e dicas. Confira:

  • HIIT: certamente você já ouviu falar nesse tipo de exercício, considerado bastante eficaz para perder gordura. Ocorre que apenas agora cientistas do Instituto Karolinska, da Suécia, descobriram o porquê. Eles dizem que exercícios de alta intensidade e intervalos curtos afetam as mitocôndrias – responsáveis pela produção de energia –, e que essa combinação é fundamental para uma sessão de queima de gordura perfeita.
  • Boa noite de sono: você está dormindo o suficiente? Um sono curto favorece níveis de gordura abdominal superior e está associado com ganho de peso e obesidade, segundo um estudo publicado no The American Journal of Epidemiology.
  • Ingestão de fibras: essa medida favorece perda da gordura visceral inferior, circunferência da cintura menor e menos gordura total por cento de corpo, segundo um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition. A pesquisa ainda sugere que mudanças de hábitos auxiliam nesse processo – parar de fumar e praticar atividades físicas, por exemplo.

Gostou do artigo? E vai colocar as dicas em prática? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!