Beleza > Moda

Dica de estilo: lenço pode ser o melhor acessório da temporada

Por Redação Doutíssima 15/05/2013

Usar um lenço não é apenas uma maneira elegante de se proteger contra o frio. Trata-se também de uma excelente alternativa de acessório para complementar o look de inverno. O melhor de tudo é possibilidade de brincar com as estampas e o modo de usar a peça. Alternativas não faltam.

lenço

Essa é uma das principais formas de usar o lenço. Foto: iStock, Getty Images

Moda com foco no pescoço

Lenços e cachecóis são como uma faca de dois gumes na moda. Quando usados corretamente, tornam-se um dos itens mais elegantes que você tem à disposição. Já quando o styling não é feito de maneira adequada, podem acabar com o visual. Como a moda retrô da década de 70 está ensaiando um retorno, muitas coleções têm incluído o acessório.

O burburinho começou quando os designers de todo o mundo se reuniram atrás do acessório esquecido. Saint Laurent e Tommy Hilfiger canalizaram os groupies dos anos 70 com longos e finos lenços, enquanto Tom Ford trouxe de volta o estilo gargantilha,  mas agora com lenços de seda.

De toda forma, se você já possui uma coleção de lenços em casa, não há motivo para preocupação. Todos eles estão na moda, desde os mais longos até os mais curtos, em estilo bandana. Basta tirá-los do armário e usá-los em suas composições nessa nova temporada.

Como usar um lenço de forma criativa

Um lenço pode fazer toda a diferença no visual. Por isso, ele é uma peça prática na qual você deve apostar. Veja algumas formas e modelos que são hits da temporada:

Lenços flamboyant

Se você quiser usar um lenço em forma de quadrado, escolha um com padrões coloridos e estampados. Ele vai muito bem ao redor do pescoço, combinado com um casaco de botão. É melhor dobrá-lo vagamente e envolvê-lo ao redor do pescoço, terminando com um nó frouxo na lateral.

Slim

Mulheres com blusas que deixam os ombros de fora também podem apostar na tendência. Escolha tecidos em seda ou veludo para dar um charme adicional. Envolva-o ao redor do pescoço várias vezes. Embora você pode se sentir hesitante em escolher um do mesmo padrão que sua roupa, não foram poucos os estilistas que apostaram nessa combinação.

Lenços de cabeça

Também se divirta com lenços que podem ser usados como um laço de cabelo ou até mesmo como parte de um penteado elaborado. O livro de estilo da marca italiana Dolce & Gabbana pode ser uma referência nesse sentido. A marca também lançou uma coleção de hijab, o véu tradicional usado por mulheres muçulmanas.

Gargantilha

Colares e gargantilhas só voltaram à moda no ano passado. Mas Christian Dior está mostrando uma forma única de usar um lenço ao envolvê-lo firmemente em torno do pescoço e complementá-lo com uma gargantilha de metal. 

E você, é uma adepta do acessório? Conte para a gente os seus truques.