Tingir os cabelos em casa pode ser econômico, mas pode virar um pesadelo. No salão pode não ser muito diferente. O desastre é grande se alguns cuidados básicos como a escolha de um bom profissional, escolha da cor e teste de produto forem ignorados. Além desses, saiba que outros erros podem ser fatais na hora de conquistar a tão desejada nova cor.
Onde tingir os cabelos
Em casa ou no salão: eis a questão. Dados do IBOPE indicam que 26% dos brasileiros são adeptos de tingir os cabelos e 49% costumam fazer isso sozinhos. Outros 36% pedem ajuda para alguém e 15% vão ao salão de beleza. Desse total, as mulheres são 85% e os homens, 15%.
Com alguns cuidados simples, é possível evitar os piores erros na hora de tingir os cabelos, geralmente causados pela pressa, ansiedade e desinformação.
10 erros na hora de tingir os cabelos
1.Comprar produtos com embalagem aberta, violada ou molhada
O produto pode estar com suas características alteradas, oferecer risco ou, no mínimo, a cor sair diferente da propaganda. As instruções devem estar legíveis para que você possa tingir os cabelos corretamente.
2. Guardar a tintura em qualquer lugar
Mantenha cosméticos protegidos da luz, umidade e calor, de medicamentos e produtos de limpeza, pois podem alterar suas propriedades.
3. Escolher o salão ou o profissional pelo preço
O barato pode sair muito caro. Informe-se sobre produtos e referências do local e profissional.
4. Ignorar instruções
Faça a prova de toque segundo as instruções, você pode ser alérgico ao produto. Mantenha a substância longe dos olhos para evitar irritações e nunca tente tingir os cabelos em caso de feridas na cabeça. Produto vencido é lixo: o resultado é alterado e sua saúde pode estar em risco.
5. Fazer aplicações consecutivas
Dê um tempo entre uma aplicação e outra, mesmo que não tenha aprovado. Aplicações em curto espaço de tempo danificam e podem provocar queda de cabelo. Restos da aplicação anterior podem alterar o resultado da próxima.
6. Deixar o produto mais tempo que o indicado
Não deixe a tintura tempo extra, pois pode irritar a pele e couro cabeludo. Em caso de alterações, interrompa, lave imediatamente com água corrente e se a irritação persistir, procure socorro médico.
7. Errar no tom
O ideal é pesquisar antes. Produtos de cor permanente podem clarear de dois a quatro tons e escurecer até dois tons no caso de cabelos naturais. O aconselhado é sempre um tom abaixo, pois o res
ultado em geral fica mais escuro do que se acredita.
8. Misturar colorações
Não é recomendável misturar colorações. O resultado pode não ser o desejado, as nuances podem se anular ou produzir reflexos indesejados
9 . Comprar menos produto do que o necessário
Se o seu cabelo for muito comprido, podem ser necessárias duas caixas.
10. Fazer mudanças drásticas
Utilize um produto semipermanente em uma tonalidade similar à sua na primeira vez, veja o que realça seu rosto.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!