Cabelos

Mega hair estraga o cabelo? Descubra

Por Redação Doutíssima 10/01/2015

Qual mulher não sonha em exibir lindas e longas madeixas? O cabelo é um sinal de feminilidade e deixa o visual mais sexy. Mas, como nem todas as mulheres podem ou tem paciência de esperar anos para que os fios cresçam, o jeito é recorrer a outras possibilidades. O alongamento é uma das técnicas mais procuradas. Mas mega hair estraga o cabelo?

 

De acordo com os especialistas, quem deseja alongar os fios deve saber que é necessário acompanhamento frequente do seu cabeleireiro. A visita ao salão deve ser de no mínimo, uma vez a cada quinze dias.

mega hair estraga o cabelo

Em nome da vaidade, às vezes alguns contratempos acontecem. Foto: iStock, Getty Images

Mega hair estraga o cabelo se não tiver manutenção

 

O mega hair estraga o cabelo se não tiver o olho clínico do profissional sobre os seus fios. Ele pode fazer as avaliações frequentes sobre a saúde do seu cabelo e o que pode ser feito para que ele fique bem e você não sobre problemas colaterais.

 

Muitas atrizes, cantoras e outras celebridades apostam na técnica para ficar com os cabelos longos e bonitos de uma hora para outra. Porém, nem os melhores salões podem fazer o seu cabelo resistir se a técnica não for a mais adequada para o seu tipo de couro cabeludo, além de do uso em excesso dos apliques.

Neste cenário, o mega hair estraga o cabelo. Um caso que ficou mundialmente conhecido é o da modelo Naomi Campbell. Usuária do mega hair há muitos anos, a top já foi fotografada em diversas ocasiões deixando a mostra partes do couro cabeludo completamente careca.

 

Especialistas dizem que o que ocorreu com a modelo é chamado de alopecia por tração, ocorrida pelo mau uso dos alongamentos. As técnicas mais tradicionais do mega hair utilizada o nó italiano ou a cola de queratina humana para fixar os fios aplicados ao cabelo natural.

Os fios acabam sendo muito puxados e podem se desprender. Como a queda é por uma agressão, o corpo trabalha para cicatrizar aquela lesão, formando queloides para tapar o poro.  Com isso, naquele poro não nasce mais o fio. Quando o poro é fechado, o local não aceita nem que outro fio possa ser implantado.

 

Sem queratina, mega hair estraga o cabelo

 

Mas, o mega hair estraga o cabelo também por outros motivos. A aplicação da cola de queratina é a única indicada para o uso nos cabelos. Qualquer outra pode agredir seriamente os fios. O desgaste químico pode fazer com que o fio fique frágil e quebre bem próximo à raiz, onde o aplique foi colado.

O procedimento com produtos incorretos também pode promover aumento na queda dos fios. O que é péssimo para o visual e para a saúde dos cabelos! A cola incorreta ainda pode causar quadros alérgicos com vermelhidão, coceira e descamação.

 

Para as adeptas ao uso da chapinha o mega hair estraga o cabelo. Quem  faz o alongamento precisa estar ciente de que o uso da chapinha ou prancha é proibido. O calor do equipamento pode fazer com que a cola derreta e desloque a mecha. O uso do secador é liberado, desde que não seja utilizado muito quente e próximo aos fios.

Outro efeito colateral é deixar o cabelo com a raiz oleosa e o fio seco. Isso ocorre porque com a aplicação ocorre um bloqueio mecânico à oleosidade natural da raiz. Assim, o fio fica seco e o sebo fica concentrado na raiz.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!