Clínica Geral

Catapora: entenda como funciona o tratamento

Por Redação Doutíssima 30/05/2013

Também conhecida também como varicela, a catapora é um vírus que costuma afetar crianças. Caracterizada por coceira e bolhas vermelhas que aparecem por todo o corpo, a doença já foi tão comum que era considerada um rito de passagem na infância. Mas mesmo não sendo uma infecção grave, é preciso ter cuidados para gerenciar os sintomas.

Causas e sintomas da catapora

A catapora é altamente contagiosa para pessoas que não tiveram a doença ou não foram vacinadas contra ela. Antes da vacinação de rotina, praticamente todas as pessoas tinham sido infectadas até atingir a idade adulta, por vezes com complicações graves. Hoje o número de casos e internações diminuiu drasticamente.

Causada pelo vírus Varicela-Zoster, ela tem como sintomas principais erupção cutânea, manchas em todo o corpo e sinais gripais. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil teve apenas 7.113 casos notificados entre os anos de 2000 a 2013 . Mesmo assim, é importante ficar atento e conhecer mais sobre suas causas e sintomas.

A infecção aparece de 10 a 21 dias após a exposição ao vírus e costuma durar cerca de cinco a dez dias. Além das erupções na pele, outros sinais e sintomas capazes de aparecer incluem febre, perda de apetite, dor de cabeça, cansaço e sensação geral de mal-estar.

Depois que a erupção aparece, ela passa por três fases: bolhas rosas ou vermelhas que se rompem ao longo de vários dias, bolhas cheias de líquido e crostas que levam vários dias para curar. Uma vez infectado, é possível espalhar o vírus por até 48 horas antes que a erupção apareça.

Geralmente, a doença de manifesta de forma leve em crianças saudáveis. Em casos graves, a erupção pode se espalhar e cobrir todo o corpo, formando lesões na garganta, olhos e membranas mucosas de uretra, vagina e ânus. Novas manchas continuam a aparecer por vários dias. Se suspeitar que você ou seu filho tem catapora,consulte o seu médico.

Ele pode diagnosticar examinando a erupção e observando a presença de sintomas que a acompanham. O vírus é transmitido por contato direto com a erupção cutânea ou por gotículas dispersas no ar, seja por tosse ou espirro. A maioria das pessoas que tiveram a doença ou foram vacinadas são imunes.

catapora

A catapora é mais comum em crianças. Foto: iStock, Getty Images

Como acontece o tratamento

Em crianças saudáveis, a catapora não costuma requer tratamento médico. Seu médico pode prescrever um anti-histamínico para aliviar a coceira. Para as pessoas que têm um alto risco de complicações, é comum que sejam prescritos medicamentos para encurtar a duração da infecção e ajudar a reduzir o risco de complicações.

Para ajudar a aliviar os sintomas de um caso simples, você pode seguir medidas de autocuidado. Por exemplo, evite coçar a região e diminua o risco de cicatrizes. Um banho frio com adição de bicarbonato de sódio ou aveia pode ser usado para imersão.

Não dê aspirina para alguém com varicela, já que isso muitas vezes leva à uma condição grave chamada síndrome de Reye. Além disso, não se automedique para uma febre alta sem consultar o seu médico.

E aí, aprendeu mais sobre a catapora? Deixe a sua opinião sobre o artigo nos comentários.