Da próxima vez que você for adquirir uma escova de dente, não deixe que o preço seja o fator principal da escolha do produto. Se as crianças estiverem junto, explique para elas que não é a cor ou a reprodução do personagem favorito delas que garantem a qualidade.
O que analisar na hora de escolher
O primeiro aspecto a ser considerado é o tamanho da cabeça da escova. Opte por aquelas pequenas e com a ponta mais fina. Depois, encontre sem receio um exemplar do tipo macio.
Não é porque as cerdas são macias que seus dentes ficarão sujos. Este conceito é uma crendice popular. Mesmo esse modelo é produzido para retirar a placa bacteriana dentária e alguns resíduos alimentares. Também não há necessidade de usar força ou pressão para a higienização bucal.
O terceiro ponto a ser observado é a medida das cerdas. As pequenas e médias são as mais indicadas, porque não causam machucados nas gengivas. Pessoas que possuem sensibilidade dentária também devem recorrer às macias e com cerdas pequenas, no máximo médias.
A recomendação dos dentistas é que a escova seja trocada quando os fios começam a ficar muito bagunçados ou abertos. A partir daí, elas já não estão aptas a retirar a placa bacteriana dos dentes.
Vale lembrar que o mau hálito pode ser resultado de uma escova com prazo vencido, que não está dando conta da sua tarefa. Parece familiar? É hora de ir atrás de uma nova.
Também evite deixar as escovas em cima da pia. Germes, vírus e bactérias ficam pelo banheiro, por mais higiênico que o ambiente seja. Quando alguém dá descarga, por exemplo, há risco de as impurezas se alojarem na escova que está desprotegida.
Para uma limpeza mais profunda no material, a saída é para passar solução de gluconato de clorexidina após a escovação. Mas a dica não é válida se alguém da sua casa tiver passado por uma doença contagiosa. Nesse caso, a melhor saída é colocar o produto velho fora e comprar outro.
Escova para as crianças
Quando são ainda pequenos, deixe que eles escolham aquelas escovas enfeitadas, que prendem a atenção. Ainda assim, não deixe de buscar uma que siga as recomendações básicas. Cuidar dos dentes desde cedo é a melhor maneira de evitar problemas mais tarde.
Mesmo com a melhor escova de dentes, você deve usar fio dental. A saúde bucal de toda a sua família depende de uma escovação de qualidade, aliada a hábitos complementares como esse. Como os filhos aprendem olhando para os mais velhos, não se esqueça de dar o exemplo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!