Você já parou para pensar que um bom sorriso abre portas na vida pessoal e profissional? Para alguns, esse sonho só é conquistado com implante dentário. Essa medida tem um resultado mais rápido que o uso de aparelho, por exemplo. Mas também é bastante invasiva e pode ter um custo bem mais elevado.
O procedimento, recentemente, ganhou a mídia nacional ao mudar (para melhor) o visual do cantor Belo que, depois de muitos anos com a dentição imperfeita, partiu para o implante dentário.
Porém, os custos da mudança foram bastante altos para os padrões nacionais: cerca de 100 mil reais para implantar 23 coroas. Dependendo de qual for seu caso, o implante dentário pode estar ao alcance do seu bolso.
O que é implante dentário?
Vamos começar do início: o implante dentário é um parafuso feito de titânio e que, na sua forma, é bem parecido com a raiz de um dente. Ele serve como suporte para as estruturas que substituem permanentemente o dente perdido ou retirado.
Essa estrutura é colocada no osso do paciente, logo abaixo da gengiva. A partir dela é feito o implante dentário, sempre bem semelhante ao perdido. É um procedimento seguro e que vem conquistando os brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar, são colocados cerca de 800 mil implantes dentários por ano.
De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o alto número representa, para o mercado, produtos de melhor qualidade e um maior número de profissionais qualificados no procedimento.
Quem pode fazer o procedimento
Para a colocação de implantes de dentes, é necessário que a pessoa já tenha passado da adolescência. Não há limite de idade depois disso, desde que o paciente não apresente alterações nos exames solicitados (radiografias, tomografias, laboratoriais etc).
O procedimento é contraindicado em caso de cardíacos, diabéticos (os que não têm a glicose controlada), hipertensos, os que usam determinados medicamentos ou apresentem risco de cirurgia.
Custos de um implante dentário
A média de um dente nessas condições (coroa) pode variar de R$1.000 a R$ 3.000. Os custos variam, principalmente, pela qualidade do material utilizado e em função do que as clínicas dentárias oferecem.
Outro fator importante nessa questão é o número de dentes que você terá que colocar. Lembra do caso do Belo? Ele implantou 23 coroas e, obviamente, isso fez com que o valor final do tratamento fosse bastante alto. Mas se você não precisa colocar tantos, não terá esse valor tão elevado.
A qualidade do osso das suas mandíbulas, local onde os dentes serão implantados, também interferem no preço final do trabalho. Tudo porque, em alguns caso, é necessário fazer enxertos para deixar a região em condições de receber o tratamento.
Converse com o seu dentista sobre as opções disponíveis no mercado, inclusive condições de pagamentos que, na maioria dos casos, são bastante flexíveis, e escolha uma que caiba no seu orçamento. Um sorriso bonito pode ter um custo alto, mas se é isso que realmente você quer, alternativas não irão faltar.