Sexualidade

Sexo casual pode ser saudável? Veja dicas

Por Redação Doutíssima 04/11/2014

Uma pesquisa feita recentemente na revista Social Psychological and Personality Science revelou que praticar sexo casual pode fazer muito bem para a autoestima de uma pessoa. Em outros tempos, essa prática podia ser muito mal vista, mas hoje a sociedade em geral vem perdendo esse preconceito – afinal, não há problema nenhum em transar com uma pessoa que acabamos de conhecer.

sexo-casual

Conheça as particularidades do sexo casual e aproveite seus benefícios. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios do sexo casual

O estudo examinou a vida sexual de 371 alunos de graduação, que mantiveram suas experiências sexuais por doze semanas e as relataram em diários. Os alunos que se envolveram em sexo casual registraram maior autoestima e bem-estar, além de menores taxas de depressão e ansiedade, do que os alunos que não o praticaram.

Ao contrário do pensamento popular sobre as diferenças entre sexualidade masculina e feminina, os pesquisadores descobriram que tanto homens e mulheres podem obter esses benefícios. Se você também quer ter sexo casual sem culpa, temos algumas dicas que podem te ajudar a entender como isso funciona e como você pode ter todas essas vantagens.

Dicas para um sexo casual saudável

Escolha a pessoa certa

Não escolha um parceiro sexual pelo seu currículo ou qualquer outro motivo que não seja atração física e química sexual. Se o sexo é ótimo e ele é inteligente, engraçado e doce, será muito difícil manter a casualidade do relacionamento.

Mas se você escolher alguém que não tem nada a ver com você e seus pensamentos e ideologias não são compatíveis, mas mesmo assim você sente arrepios quando chega perto dele, esse pode ser um ótimo candidato. Já que ele próprio será um lembrete constante sobre por que o relacionamento nunca daria certo – no minuto em que ele abre a boca, a razão fica evidente.

Conheça seus motivos

O sexo casual pode ser incrível quando é feito com vontade, mas ao mesmo tempo pode ser um fracasso caso você esteja apenas querendo provar alguma coisa a alguém. Nesse segundo cenário, você poderá se sentir com remorsos e insegurança. E se você começar a dormir com uma pessoa em circunstâncias ‘casuais’ mas, secretamente, quer namorar, isso pode ter consequências ruins, já que ambos não estão na mesma sintonia – é bem possível que você saia magoada.

Repita para si mesmo que isso não tem nada a ver com amor

Lembre-se que todo o prazer e felicidade que você está sentindo é devido a uma reação química. Você não é especial para a pessoa com quem está transando e ela não é especial para você. Vocês dois não têm uma enorme conexão sexual. O que você está fazendo não está relacionada com “felizes para sempre’, já que é simplesmente sexo, puramente uma liberação física, e não há futuro real para ela.

Proteja-se

Por definição, este relacionamento não demanda exclusividade. Por isso, é muito provável que a pessoa durma com outras pessoas, mesmo que ela seja educada o suficiente para negar. Porém, prevenir é melhor do que remediar. Por isso, procure sempre usar camisinha e outros métodos contraceptivos na hora de praticar o sexo casual.