Clínica Geral

Cor da urina pode indicar problemas de saúde

Por Redação Doutíssima 06/05/2015

Você tem o costume de observar a cor da urina ao ir ao banheiro? Se esse não é um hábito na sua vida, é hora de reconsiderar. O ideal é verificar a cor após urinar em um sanitário de cor branca, já que assim há maior visibilidade da coloração real do líquido.

 

Alterações na cor da urina

A cor da urina fora do seu normal pode indicar problemas sérios de saúde, como disfunções de alguns órgãos, infeções e tumores.

cor da urina

Urina com cor diferente do normal pode significar falta de ingestão de água. Foto:iStock, Getty Images

Além disso, a cor “normal” da sua urina no dia a dia pode indicar que você não está consumindo a quantidade de água que seu corpo precisa.

Para você ter ideia, a cor considerada normal da urina, segundo o livro Escute seu Corpo: a arte de diferenciar os alertas reais dos alarmes falsos do corpo, das autoras Joan Liebmann-Smith e Jacqueline Egan, é bem clara ou com um tom ligeiramente amarelado.

Confira o que a cor da urina pode estar lhe dizendo

Algumas das tonalidades de urina podem ocorrer por ingestão de alimentos com corantes (naturais ou artificiais) que causam alterações.

Então considere o sinal de alerta ao notar algo de estranho na cor da urina e observe-a com o passar do dia. Se nada mudar, procure um médico, de preferência urologista, para identificar se há algo de errado com a sua saúde.

1. Transparente

 

Você bebe bastante água, o suficiente e talvez um pouquinho mais. Nenhum problema nesse caso.

2. Amarelo bem claro, quase transparente

 

Parabéns, você bebe água o suficiente para o seu corpo funcionar muito bem. Continue assim.

3. Amarelo

Um copo ou dois a mais por dia não vão te fazer mal. A cor da urina amarela é normal, mas você precisa se hidratar mais.

 

cor da urina 

4. Amarelo escuro

 

Você precisa levar a sério a recomendação de beber mais água. A cor não representa nenhuma alteração na sua saúde, mas você pode estar sobrecarregando os rins.

5. Âmbar ou caramelo

Essa cor de urina é um alerta de que você precisa, imediatamente, ingerir mais água. Essa cor não necessariamente representa que sua saúde está em risco, mas você precisa levar a sério a recomendação de ingerir em torno de dois litros de água por dia.

6. Cerveja escura

Alerta de saúde. Essa cor de urina indica que seu corpo não está funcionando como deveria. Pode ser problema no fígado ou uma desidratação séria. Se a cor persistir, vá ao médico.

7. Rosa ou avermelhado

Pode indicar a presença de sangue na urina, vindo de infeções do trato urinário ou nos rins, câncer de próstata ou tumores. Você precisa ir ao médico e fazer alguns exames com urgência.

8. Laranja

Essa cor de urina também exige uma visita ao médico. O xixi em tom de laranja pode ser indício de problemas no fígado ou na bile. A cor também está associada com a desidratação, então beba mais água.

9. Verde ou azul

A cor pode aparecer por um problema genético que modifica a cor da urina para verde ou azul. Algumas infecções bacterianas também podem causar esse tipo de alteração. De qualquer maneira, é sempre bom consultar a opinião de um médico.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!