A maioria das pessoas fica desconfortável quando o assunto são os gases intestinais, não é mesmo? Se você faz parte do grupo, saiba que se trata de um processo absolutamente normal do corpo, capaz de contribuir para ua sensação de inchaço, cólicas abdominais e flatulência.
Esses sintomas costumam ser breves e encontram resolução de maneira simples, assim que o gás é liberado. Quando o processo é frequente e o incômodo é grande, porém, vale a pena contar com algumas dicas para aliviar a sensação.
Gases intestinais são uma parte normal da digestão
A flatulência é comumente uma fonte de riso ou constrangimento. Quando excessiva, pode causar enorme desconforto e angústia, principalmente se há outras pessoas ao redor e você está em uma reunião ou no elevador. Geralmente, não é uma condição grave.
Quando comemos, bebemos ou engolimos saliva, também ingerimos pequenas quantidades de ar, que se acumula no intestino. O gás dentro do nosso sistema digestivo consiste principalmente de nitrogênio e oxigênio. Quando digerimos os alimentos, outros se formam, principalmente sob a forma de hidrogênio, metano e dióxido de carbono.
Conforme o gás se acumula, o corpo pode precisar se livrar dele, o que fazemos através dos arrotos ou flatulências. Muitas vezes os gases não apresentam cheiro e em outras apresenta um odor desagradável. Isso acontece por conta de pequenas quantidades de enxofre.
De acordo com o The National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Disease, a maioria das pessoas produzem até quatro litros de gás por dia, liberados cerca de 14 vezes nesse período. Mas algumas pessoas podem ter gases em acesso, o que às vezes indica um distúrbio digestivo, tal como a doença celíaca ou a síndrome do intestino irritável.
Como diminuir o desconforto dos gases intestinais
Se você estiver enfrentando gases dolorosos e o constrangimento de flatulência com mau cheiro, pode tentar eliminar a causa. Veja algumas dicas capazes de ajudar.
- Evite alimentos conhecidos por causar gases
Uma maneira de gerenciar flatulência e arrotos é comer menos dos alimentos responsáveis pelos gases. Culpados comuns incluem frutas como maçãs e peras, vegetais – incluindo brócolis, couve e cebolas -, além de produtos lácteos, como leite, queijo e sorvete. Esses itens contêm fibras, açúcares e amidos que não digerem ou absorvem facilmente.
- Evite beber durante as refeições
Beber líquidos durante as suas refeições elimina ácidos do estômago. Tente tomar cerca de 30 minutos antes de se alimentar para ajudar na digestão.
- Coma e beba devagar
Quando você come ou bebe rápido, engole uma grande quantidade de ar, que pode causar gases. A solução mais simples? Faça isso devagar.
Exercite-se
Além de fazer bem à saúde, o exercício ajuda no bom funcionamento do sistema digestivo, incluindo a eliminação de gás e o inchaço.
E você, já sofreu com gases? Como controlou o problema? Conte para a gente.