Muitas mamães gostam de acompanhar o desenvolvimento do seu bebê por mês ou semana de gestação. Para além de obter dados interessantes, é necessário verificar qualquer acontecimento extraordinário que possa indicar que algo está errado.
Quando se chega ao oitavo mês, por exemplo, muitas mudanças começam a acontecer em preparação para o grande dia. É hora de estar preparado e entender o que o seu corpo pode estar dizendo.
Seu bebê entre as semanas 31 e 35 de gestação
Quando você chega na 31ª semana de gravidez, entra no oitavo mês de gestação. É daqui em diante que o seu bebê experimentará grandes avanços, já em preparação para o parto. Veja o que acontece em cada uma delas:
31ª semana
A cor da íris começa a aparecer. A maioria dos bebês nasce com os olhos azulados, mas esse tom quase sempre muda após o nascimento.
32ª semana
Respire fundo – é o que o bebê está fazendo nessa semana. Movimentos respiratórios fetais no último terço da gestação são intermitentes. Afinal, ele está recebendo oxigênio da placenta. Nessa fase, os seus pulmões absorvem líquido amniótico e não ar. De toda forma, essas lições de respiração ajudam os pulmões a crescerem fortes.
33ª semana
Com o espaço no útero se esgotando, o bebê fica menos ativo. Você também pode perceber que seus movimentos são afetados por sua rotina diária. É possível que o médico dê orientações quanto aos movimentos que você deve sentir – por exemplo, mais de dez em duas horas.
34ª semana
Ele está ficando grande e, provavelmente, já está na posição em que estará no nascimento. A audição vai estar desenvolvida o suficiente para que ele possa ouvir. Sim, nessa altura você já pode começar a falar com o seu bebê.
35ª semana
Seus sistemas respiratório e digestivo estão quase prontos e ele está começando a desenvolver seu próprio sistema imunológico. As unhas dos pés estão totalmente formadas.
Cuidados no oitavo mês de gestação
Você precisa ir mais devagar nesse período, já que todo o peso extra pode causar cansaço e dores nas costas. A partir da 34ª semana de gravidez, você deve saber que seu útero é capaz de se contrair de vez em quando.
São as conhecidas contrações de Braxton Hicks, uma parte bastante normal da gestação, exceto quando se tornam dolorosas ou frequentes – nesse caso, entre em contato com seu médico.
Além disso, talvez seja interessante arrumar sua mala. Embora em uma gravidez saudável os riscos sejam pequenos, é possível que o seu bebê acabe nascendo antes do tempo. Segundo dados do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (Sinasc) do Ministério da Saúde, a taxa de prematuridade no Brasil é de 12%.
Muitos pesquisadores indicam ainda que essa é a hora de parar de trabalhar. Fazê-lo depois de oito meses de gravidez é tão prejudicial para os bebês como fumar, segundo estudo da Universidade de Essex.
E aí, o que achou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!