Rinite alérgica, febre do feno ou alergia nasal. A rinite alérgica é um conjunto de sintomas, principalmente no nariz e nos olhos, que ocorre quando o nariz entra em contato com alguma substância que lhe dá alergia, por exemplo poeira, pelo de animais ou pólen. O nariz é responsável por filtrar, umidificar e aquecer o ar antes que ele chegue aos pulmões, por isso ele tem um forte sistema de defesa. Em algumas pessoas, essa defesa pode ser exagerada contra algumas substâncias que inicialmente não fazem mal ao ser humano, o que é identificado como reação alérgica do nariz. O sistema imunológico dos alérgicas, quando sinalizado de que o corpo está em contato com qualquer substância tóxica, reage em função de proteger o organismo e evitar que essa substância entre no corpo. Disso o organismo desenvolve a rinite alérgica.
A alergia não é um fator inato, a criança nasce com facilidade a ser sensível à certas substâncias. Contudo, é possível viver em contato com essas substâncias por longo tempo até que o corpo manifeste sintomas de alergia. A alergia tem grande possibilidade a ser herdada geneticamente. Em caso de pais alérgicos, o bebê nasce com 50% de chances de desenvolver alergia e futuramente, rinite alérgica.
As causas da rinite alérgica
Quando uma pessoa com rinite alérgica respira alguma substância que alergênica, o corpo libera substâncias químicas que causam os sintomas de rinite alérgica. As principais substâncias alérgicas são poeira, pólen, porém alguns alimentos também podem causar alergia.
No Brasil, os alérgicos tendem a sofrer principalmente por causa da poeira domiciliar. Essa poeira é constituída por descamação da pele humana e de animais, por restos de pelos de cães e gatos, restos de barata e outros insetos, além de fungos, bactérias e diversos ácaros.
Para lutar contra essa poeira e evitar a rinite alérgica, é importante aspirar a poeira da casa e de móveis. Colchões, travesseiros e móveis estofados também acumulam poeira e ácaros. A higienização específica desses objetos deve ser feita com regularidade quando se sabe que existe um alérgico na família. Procure abrir as janelas do quarto antes de fazer a cama para que o colchão e os travesseiros tomem ar fresco.
Os sintomas da rinite alérgica
Após entrar em contato com uma substância que causa alergia, a rinite alérgica pode gerar os seguintes sintomas: Irritação no nariz, na boca, nos olhos, na garganta, na pele ou em qualquer outra região, sensibilidade à odores, coriza, espirro e lacrimejamento nos olhos.
Saiba mais:
Rinite: Saiba como evitar reações alérgicas dentro de casa
Gripe: doença aguda que acomete as vias respiratórias
Lavar as mãos ajuda a evitar boa parte das doenças que aparecem no Verão
Conheça a doença do pombo: prevenção e tratamento
Tudo o que você queria saber sobre o teste de alergia
Alergia nos olhos: entenda porque acontece
Mito ou verdade: ter animais domésticos diminui risco de alergia