Com cargas horárias de trabalho de 40 horas ou mais, é comum que se passe mais tempo ao lado de colegas de trabalho do que com a família e amigos. E assim, como em qualquer relacionamento, há riscos de conflitos e discussões. O certo é que a maioria dos profissionais trabalha em um grupo diversificado, com pessoas de diferentes habilidades, experiências, valores e interesses e, enquanto estas diferenças podem fazer, coletivamente, uma organização mais forte, elas também podem ser a fonte de conflitos, explica a americana Rita Friedman, palestrante e instrutora profissional, especialista em gestão de conflitos.
Se você não tem habilidades interpessoais fortes, não entende a cultura da empresa, não sabe como trabalhar com diferenças ou não é capaz de prever e resolver possíveis conflitos, pode se submeter a relações desagradáveis com os colegas de trabalho.
“Não é preciso puxar o saco dos colegas ou ficar fazendo elogios, mas é importante manter um clima de cordialidade e respeito, a fim de criar um ambiente de trabalho agradável a todos”, completa Friedman.
Em artigo publicado pela Forbes, Rita Friedman, juntamente com o consultor de carreira Ryan Kahn, listou algumas atitudes que os profissionais devem adotar no seu dia a dia para uma boa gestão de conflitos com os colegas de trabalho. Confira:
Procure interagir com os colegas, não só falar sobre assuntos de trabalho — Tire um tempo para saber um pouco mais sobre o que seus colegas se interessam fora do ambiente corporativo. Geralmente, as pessoas estão na mesma área por ter os mesmos interesses ou pelo menos parecidos. “Às vezes, você pode ficar surpreso com o quanto tem em comum com um colega”, diz Kahn.
Sair para almoçar ou fazer um lanche da tarde juntos semanalmente é uma ótima estratégia para conhecer melhor seu companheiro de trabalho. “Isso vai ajudá-lo na construção de um networking, além de ser um ótimo break para descansar e falar de assuntos diferentes”, conclui o especialista.
Tente ser amigável — Esta dica pode soar muito óbvia, mas, sem perceber, de vez em quando, podemos esquecer de sorrir durante o dia. Por mais justificáveis que possam ser os motivos, uma atitude rude pode passar a mensagem errada aos colegas (e pode ser a razão pela qual também não estão sendo amigáveis contigo), diz Rita.
Kahn concorda, afirmando que ‘bom dia’ e ‘muito obrigado’ são exemplos de pequenos gestos que fazem uma grande diferença.
Saiba ouvir — Ser um bom ouvinte pode ajudar na relação entre colegas. “Ter pressa em dizer tudo o que pensa, o tempo todo, pode fazer parecer que você não está interessado nas opiniões de seus colegas”, alerta Rita, afirmando que essa não é a hora de competições, mas de buscar a interação e o engajamento profissional. Portanto, demonstre respeito e ouça as sugestões e ideias de um colega.
Demonstre ser grato — Agradeça seus colegas, suas contribuições e ajuda, mesmo quando for uma obrigação deles. “Todos gostam de ser apreciados, e criar uma cultura de gratidão faz com que os colegas queiram retribuir no futuro”, diz Rita.
Ofereça ajuda — Muitas vezes, por timidez, um profissional pode achar difícil pedir ajuda a um colega, mas uma mãozinha é tudo o que ele precisa para seu trabalho fluir. “Às vezes, você não consegue enxergar, mas o colega, no fundo, pode estar precisando de ajuda. Ofereça sua ajuda sempre, fazendo com que eles saibam que não precisam exitar em pedi-la”, diz Rita.
A especialista ainda aconselha que o profissional seja receptivo na hora de colaborar com outro, sem parecer que está fazendo o maior favor do mundo. “Lembre-se que, mais adiante, quem poderá precisar de ajuda é você”.
Não fuja dos problemas — Caso tenha um colega com quem sua relação não é muito boa, é importante enfrentar o problema e continuar trabalhando construtivamente com ele. Kahn conta que já viu funcionários mudando suas rotas no escritório só para não encontrar determinadas pessoas. Isso, segundo o especialista, só piora o problema.
“Se há um conflito crescente, procure ter uma boa conversa com o colega para resolver o problema da melhor maneira possível. Uma relação assim só atrapalha o trabalho de ambos e de quem está ao redor”.
Saiba adaptar-se ao estilo de diálogo — “Considere a pessoa com a qual está lidando antes de cada interação e o que pode render em cada diálogo”, afirma Kahn. “Às vezes, é bom assistir aos outros diálogos que acontecem no ambiente profissional, pois assim dá para ter uma noção de como cada um se comporta e quais são seus maiores interesses”, completa.
De acordo com o especialista, ser muito direto e impor sua maneira de se comunicar pode ser prejudicial. “Tenha uma maneira de conversar com cada um, mas sem perder suas opiniões. Tem gente que gosta de falar mais, ao mesmo tempo que há colegas mais quietos. Saiba se adaptar a cada um”.
Aceite críticas construtivas — Algo que pode diferenciar muito um profissional é sua capacidade de ver que o outro está tentando ajudar ao comentar algumas atitudes e falhas porventura cometidas. De acordo com Kahn, muita gente confunde crítica construtiva como um ataque pessoal:
“Não é assim que funciona. Ao receber um feedback negativo, um chefe só pretende melhorar o andamento de seu funcionário e de sua empresa. Saiba receber a avaliação e tentar melhorar item por item do que está errado, pois isso vai melhorar sua posição no futuro”, aconselha o especialista.
Fique longe de fofocas — Dizer algo negativo sobre um colega no escritório ou até mesmo on-line é uma das maneiras mais fáceis de estragar o clima no ambiente profissional. “Por outro lado, não tenha medo de elogiar um companheiro de trabalho para os outros”, aconselha Rita.
Nade a favor da maré — Cada empresa possui sua maneira de funcionar. Saiba definir como as coisas são onde você trabalha e não nade contra a maré, tente respeitar a política adotada pelo seu empregador.
“Isto é, se todos fazem um happy hour ou um jantar juntos semanalmente, não seja uma pessoa que não participa, mesmo que o evento não faça muito seu estilo. Da mesma maneira, caso seus colegas sejam daqueles que valorizam mais a vida pessoal, não seja a pessoa que vai insistir em reunir todo mundo”, aconselha Rita.
Segundo a especialista, isso também funciona com a maneira de se vestir e de se portar dentro do escritório:
“Se há assuntos que não são muito debatidos no ambiente profissional, procure não conversar tanto sobre isso”.
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